Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de junho de 2022

Amacio Mazzaropi - Memórias - Por Antônio Morais.

O segredo do meu sucesso é falar a língua do meu povo. Com essa frase simples e sem rodeios, o ator, produtor e diretor de cinema Amacio Mazzaropi explicou a razão de sua popularidade. Encarnando o eterno caipira, Mazzaropi levava as multidões aos seus filmes. Hoje, é considerado por muitos o maior gênio do cinema popular brasileiro. Em suas produções, geralmente ambientadas no meio rural, tratava com muito humor temas complexos, como política, religião, divorcio e racismo.
Um de seus personagens de maior sucesso foi o hilário Jeca Tatu, homem simplório do interior paulista, de fala arrastada, tímido, mas cheio de malicia. Nascido em São Paulo, em 1912, Mazzaropi logo se mudou para Taubaté, no interior do estado, a terra natal de Monteiro Lobato. Desde cedo, revelou o amor pela arte. Começou sua carreira no circo, onde trabalhou como ajudante de faquir passou pelo teatro e comandou programas de radio e televisão. As telas do cinema só se abriram para ele em 1952, quando atuou no filme Sai da Frente. Depois de participar de oito filmes como ator, resolveu arriscar e criar sua própria produtora. A ousadia foi recompensada: suas produções, apesar de massacradas pela critica, batiam seguidos recordes de bilheteria. E Mazzaropi era cada vez mais aclamado pelas platéias de todo pais. Metódico, lançava um filme por ano, sempre no dia 25 de Janeiro, aniversario da cidade de São Paulo. Acabou ficando milionário e morreu aos 69 anos, vitima de câncer, logo depois de iniciar sua trigésima terceira produção, intitulada Jeca e Maria Tromba Homem.
Memorias de Mazzaropi.

2 comentários:

  1. Em tempo algum houve humorista no Brasil com a capacidade do Mazzaropi. Fez a alegria dos brasileiros, com seu jeitão matuto.

    ResponderExcluir
  2. As palavras ficaram para facilitar a comunicação e não para dificultar. Falar a língua do povo é o caminho para quem pretender vencer e ser vitorioso na vida.

    ResponderExcluir