Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de setembro de 2023

196 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Certa vez chegou em Várzea Alegre, um funcionário da antiga ANCAR - CE, para oferecer assistência técnicas aos agricultores e criadores do município.

A princípio houve uma certa dificuldade em virtude da incompatibilidade de linguagem. Os agricultores e o técnico não chegavam a um entendimento. O moço marcou uma reunião no grupo escolar do sítio Sanharol, para tentar sincronizar o diálogo entre as duas partes.

Depois do cerimonial o próprio técnico fez a abertura dizendo: Bem meu povo. Eu propus essa reunião para que nós possamos através dela desenvolver uma comunicação melhor. O nosso primeiro tema será sobre as profissões. Nós vamos poder comparar o meu entendimento com o de vocês.

Vamos aos exemplos:
GEÓLOGO - É o que vocês chamam de cavador de cacimbão.
APICULTOR - É o tirador de mel de Capuchu.
PROFETA - É o adivinhador de chuvas.
DEPILADOR - É o pelador de porcos.
PARAMÉDICO/VETERINÁRIO - É o curador de bicheiras.
GRÁFICO/VETERINÁRIO - É o ferrador de gado.
CIRUGIÃO/VETERINÁRIO - È o capador de animais.
CANALIZADOR DE IMPUREZAS - È o desentupidor de fossas.

Para certificar-se de que a primeira palestra tinha causado um resultado positivo, o funcionário resolveu argüir o senhor José André que estava sentado em uma das cadeiras da frente:
Sr. José André! A minha profissão é TÉCNICO AGRÍCOLA. Como é que vocês chamam por aqui? Eu num sei não sinhor! "Eu só sei é qui quando o sinhor nasceu, fazia tempo qui eu prantava arroz ali na lagoa do véi Cirilo".

Mundim do Vale.


2 comentários:

  1. Na década de 1980 eu adquiri uma ração e quando dei para os animais eles adoeceram e morreram uma boa quantidade. Contratei três veterinários para fazer um trabalho: coletar material, fazer analises etc. Um dia tinha uma novilha escornada, já sem forças e os veterinários se aproximaram e começaram um dialogo: acho que é isso. Eu penso que é aquilo. Uma veterinária se aproximou da novilha e pegou nas tetas e meu pai que observava a cena disse: minha filha, tem uma matéria que você não aprendeu direito: Ela perguntou - Qual seu Jose? Ele respondeu: O quanto um coice de uma novilha dessas é doído.

    ResponderExcluir
  2. Não se brinca com matuto kkkkkkkkkkkkkkkkkkjjkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir