Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Caçada prolongada - Por João Pedro


Gato Preto - assim é que o conhecemos e chamamos. Mora no sitio Iputy. Quando jovem era um excelente jogador de futebol, depois de velho virou caçador. Muito amigo do meu avô e do meu pai. Certa feita saiu para caçar com a cachorra Pitombeira e foi surpreendido por uma onça. Quem poderia imaginar uma onça nas quebradas da serra do Iputy? Mas era verdade. De repente se viu de frente com a felina.
Ao se aproximar encontrou a onça virada para cachorra que latia acuada como diz o ditado nessas bandas. Quando a Onça descansou um pouco, fez carreira no que foi seguida pela cachorra e por seu dono. Quando cansou novamente a Onça virou-se: Pitombeira e Gato Preto recuaram. Aproveitaram também para tirar um deforete. Era sempre assim. Seguiram-se dias e meses nessa historia e nessa peleja. Cada dia ficavam mais distante de casa. Finalmente depois de muito tempo, pra lá de ano em perseguição, alcançaram as matas do Pará e conseguiram, por fim, abater a Onça.
A esta altura Gato Preto já contava com a companhia de 16 cachorros. Neste período Pitombeira pariu quatro vezes, cada parição com uma ninhada de 04 filhotes.
Bem recente, há menos de 06 meses, um filho de Gato Preto matou outra Onça nas matas do Iputy. Quem interessar saber se é verdade ou não, procure informações com o meu tio - Dr. Enio Meneses que ele poderá confirmar. Dedico este causo ao mestre Pedro Piau.
João Pedro de Morais Meneses.

5 comentários:

  1. Dr. Enio Menezes.

    O João Pedro está lhe metendo em enrascada. Mas faça o seguinte: Dê uma Terta com Pantaleão e confirme a historia do Filho do Gato Preto e deixe a primeira por minha conta. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Estou quase concordando com a declaração de uma leitora afirmando que o João Pedro e Pedro Piau estão habilitados a participarem de um festival de mentiras. Quando for a Varzea-Alegre irei visitar o mestre Pedro e se ouvir outra casada destas ficarei ciente desta verdade. Mas quer Saber? Eu vi o couro da onça que o filho do Gato Preto matou há bem pouco tempo.

    ResponderExcluir
  3. João Pedro, não esqueci sua carinha linda e sapeca, no banco de trás do carro com seu Mestre, e meu conterrâneo querido seu Pedro Piau; quando foste na praça Santo Antônio me visitar lembra? Percebo que aprendeu direitinho as lições dadas por ele;se eu não me engano,o couro desta onça que o filho do Gato Preto matou, se encontra lá na Vazante, numa certa casa branca.

    ResponderExcluir
  4. Maria de Fatima.

    Apesar do medo do Meio Ambiente a historia recente que deu maior ibope em nossa terra foi a caçada do filho de Gato Preto no começo deste ano. O João Pedro está certo, pelo menos numa parte da historia.

    ResponderExcluir
  5. Morais que enrrascada entrei..........Tem um apresentador de televisão q diz, Eu aumento mas n invento........Em relação a 1ª Onça deixo q a imaginação dos leitores concluam, quanto a 2ª é fato, realmente aconteceu..Foi lá pras bandas Iputi...E claro tomamos umas lá no alpendre da casa de Antonio Máximo, ouvindo do próprio caçador e das testemunhas a história..rsrsr

    ResponderExcluir