Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Diabetes - se cuide.

Quando se tem diabetes, é muito importante cuidar dos pés. Um alto nível de açúcar no sangue pode afetar os nervos dos pés e causar problemas de circulação do Sangue. Quando os nervos dos pés e das pernas ficam afetados, a pessoa pode começar a ter sensação de formigamento e agulhadas. Alem do mais, pode perder a sensibilidade dos pés e não sentir dor, pressão ou alteração de temperatura. Se tiver uma lesão qualquer, pode não se dar conta dela imediatamente, ficando sujeita mais facilmente a infecções.
Infecções ou falta de circulação do sangue podem causar até mesmo a necessidade de uma amputação. Sinais de falta de circulação do sangue incluem:
01 - Dor nas pernas ou nos pés, especialmente quando se faz exercício físico.
02 - Dor ou sensação de cansaço nas pernas durante a noite.
03 - Também pode ser o caso de feridas que não se curam, pés inchados, de coloração azul, ou planta dos pés ressecados e rachados.
Se você tem diabetes, é muito importante que seu medico examine seus pés frequentemente. Procure tirar as meias e os calçados para que seu médico possa avaliar seus pés em cada consulta. Verifique seus pés todos os dias para ver se há bolhas, rachaduras, cortes ou pele seca entre os dedos ou na planta do pé. Use um espelho ou peça ajuda de outra pessoa se você tiver dificuldade em ver seus pés. Comunique-se com o seu medico caso encontre qualquer lesão. Lave os pés todos os dias com sabão neutro e água morna. Sempre controle a temperatura da água para garantir se não está demasiadamente quente. Enxugue bem os pés, inclusive entre os dedos. Use uma loção ou creme no dorso e planta dos pés ( exceto entre os dedos), especialmente nas áreas mais ressecadas. É melhor aparar as unhas dos pés com uma lixa, ao invés de cortá-las. Sempre use a lixa cuidadosamente em linha reta de um lado para o outro. Antes de calçar meias e sapatos, verifique se não há nada dentro deles que possa eventualmente pressionar e machucar seus pés. Use sapatos confortáveis, que calcem bem e consequentemente não causem bolhas. Durante todas as estações do ano, você deve usar sapatos fechados, que oferecem maior proteção aos seus pés. Não ande descalço mesmo dentro de casa. As meias de algodão ajudam a manter seus pés secos. Se sentir frio nos pés, use meias mais quentes. Não use almofadas elétricas nem bolsas de água quente para esquentar os pés. Se você tiver calos ou verrugas, procure um especialista para tratá-los, mas jamais tente remove-los sem orientação medica. Os produtos indicados para este fim, podem lesar a pele e causar infecções.
O cuidado com os pés é um item importante no controle do diabetes. Seu medico ajudará você a desenvolver o melhor tratamento para cuidar de seus pés.

Aventes – Diabetes nós cuidamos.
Postado por A. Morais

2 comentários:

  1. Ninguem será capaz de vencer o diabetes. Ele finge de vencido e ataca de vez, de surpresa e as consequencias são terriveis. Faça o tripé: exercicio, medicamentos e dieta. Assim convivemos com ele. Do contrario seremos derrotados.

    ResponderExcluir
  2. Ninguem será capaz de vencer o diabetes. Ele finge de vencido e ataca de vez, de surpresa e as consequencias são terriveis. Faça o tripé: exercicio, medicamentos e dieta. Assim convivemos com ele. Do contrario seremos derrotados.

    ResponderExcluir