Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 5 de setembro de 2009

Educandário Santa Inez - Por Antonio Morais.


Dezembro de 1964. 60 anos passados. Fazia parte desta turma. Tínhamos alunos do primeiro ao quarto ano primário na mesma sala. Eu estava no terceiro. A professora Elisa Gomes Correia chamou o meu pai e disse: seu José vale a pena colocar o seu filho Antonio para fazer o teste de admissão ao ginásio. São grandes as chances de uma aprovação. Para reforçar as possibilidades o meu pai me matriculou num curso ministrado pela ilustre, extraordinária e competente professora e amiga da família Iracy Bezerra.
Restavam 06 vagas para completarem a turma do primeiro ano do Ginásio São Raimundo Nonato, no ano seguinte, portanto não era fácil. Dona Elisa estava certa. Fomos bem sucedidos. Fomos aprovados. No primeiro ano ginasial, o nosso professor de historia foi o excelentíssimo senhor promotor de justiça Dr. Oto de Otoni Carvalho. Em sua primeira aula determinou que todos deveríamos conhecer o Hino Nacional. É por esta razão que quando vemos a Vanuza, bêbada e de forma irresponsável debochar de nosso maior símbolo, não compreendemos. Na foto, alem da professora Eliza estão: Raimundo Alves, Maria José, Juvenal Carlos, Galego de Luis Holanda, Viana Neto, Jairo Filho, João Pimpim Jr, Danilo Correia, Aldenizio Correia, Maria Célia Vieira, Dondon Maximo, Evaldo Mirim, Derão, Paulinho, Tereza e Gracinha de Chico Francisco, e Pedro ao lado de Dona Eliza. Duas filhas de Jairo Diniz. Marta e Glorinha de seu Josué. Eu sou o segundo em pé, sou esse cabinha das orelhas cabanas. Essa foi a melhor e mais importante fase de minha vida, porque foi também a mais difícil.

Um comentário:

  1. Meu caro ex-colega.

    Se Voce fazia parte da turma do Educandario Santa Inez em 1964. Se voce vestia aquela fardinha branca com um zigui-zagui do lado do coração feito com todo carinho por Raquel Leandro, voce está nesta foto.
    Obrigado Dona Eliza. Valeu.
    A. Morais

    ResponderExcluir