Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Historia do Cruzeiro - Por A. Morais

O nosso Cruzeiro é muito conhecido. O que não conhecemos é a razão de ser e a origem de sua historia. Sabemos que na coletânea de contrastes está incluído como isolado. Para que não fique isolado da historia estarei postando um poema do Mundim do Vale intitulado “Do pé do Cruzeiro” na esperança que entre os comentaristas encontremos informações a respeito da historia oficial do Cruzeiro : construção, origem e razão.
É sabido que por volta de 1876 a cidade se acometeu de uma epidemia de cólera. Muitos foram a óbito. O Padre Vicente Ferrer Ponte, segundo vigário de nossa paróquia, estava celebrando uma missa e, na hora da Eucaristia pediu a Deus que terminasse com aquela epidemia nem que ele fosse a ultima vitima. Por volta da meia noite, do mesmo dia, foi acometido indo a óbito. Conta-se que depois dele ninguém teve falecimento por cólera na cidade. Padre Ponte foi sepultado num tumulo que existia atrás da capela de Santo Antonio, portando fora do cemitério local. Acompanhe o poema do Mundim nas futuras postagens.
A. Morais

Um comentário:

  1. Li outro dia registro de um livro dando conta do falecimento do Padre Ponte como sendo em 1862. Nesta epoca ainda não existia a Paroquia de São Raimundo. Padre Ponte foi segundo vigario, após padre Benedito. Tenho os batistelos do casamento de Antonio de Brito Correia com Leonarda Bezerra de Brito, e Jose Raimundo de Brito com Isabel Alves de Morais datados de maio de 1876. As duas filhas de Joaquim Alves de Morais e Mae Tetê. Jose Raimundo de Brito era filho de Antonio de Brito Correia. Portanto o vigario da paroquia de São Raimundo em 1876 era Padre Vicente Ferrer Ponte originario da cidade do Assaré.

    ResponderExcluir