Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O cachorro e as raposas - Por A. Morais

Raimunda de Morais Feitosa, madrinha Doca, esposa do meu tio Chico André do Sanharol observou as galinhas diminuindo. Cada vez que ia botar ração sentia falta e as via em menor quantidade. Comunicou o fato ao Tio Chico André que passou a observar os detalhes no sentido de descobrir as causas das ocorrências. Nas proximidades da casa existiam peneiros de galinha e chegou à conclusão que as raposas estavam de sócias.
Numa tardinha, preparou a soca-soca, encheu até a metade com pólvora e o restante com chumbo e chamou o cachorro de estimação de nome Edu e foi dar uma corra nas raposas. O cachorro adiantou-se, sendo perdido de vistas. Tio Chico André saiu abaixado por trás de um pequeno morro para surpreender as raposas. Quando se levantou bateu de frente com duas delas e o cachorro, na maior gandaia, trocando cheiros e caricias. Quando uma das raposas montou no cachorro Tio Chico não pensou duas veses, mirou bem a pá de Edu e apertou o gatilho. Foi tiro e queda. Enquanto as raposas faziam bunda de ema na capoeira, o cachorro, ciscava no chão em apuros. O Meu tio agiu certo, afinal de contas que serventia tinha um cachorro desses? Onde já se ouviu falar cachorro e raposa trocando afagos? Só no Sanharol mesmo. E eu asseguro e atesto que foi pura verdade o meu tio Chico André era um homem muito serio, bom, amigo, honrado e não contava estorias de trancoso.
Por A. Morais

6 comentários:

  1. Devemos defender os animais e cria-los com amor. Porem existe momentos que somos tentados a agir como fez o meu tio. Como diz o velho ditado: melhor só que mal acompanhado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amigo Morais,

    Já consertei aquele problema.

    Um grande abraço. Disponha sempre!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Pois é Morais, pela história do mundo animal, a maior inimizade é da raposa com o cachorro. Se eles coseguiram essa conciliação, porque
    os humanos não fazem a mesma coisa?
    Falando em raposa e André, eu lhe mandei uma vez um causo semelhante,
    não sei se bateu na trave.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  4. Mundim

    Não bateu na trave não. Foi postada. Daquela vez a raposa é que levou desvantagem.

    ResponderExcluir
  5. O causo tem como protagonistas duas raposas e um cachorro "sem vergonha". Porém a foto que ilustra a matéria não é nem de um cachorro e nem de uma raposa, e sim de um "Lobo Guará".
    Difícil será incluí-lo no "causo".
    Parabéns pelo Blog.
    Josué Mesquita - Juazeiro do Norte.
    01 de setembro 2011

    ResponderExcluir
  6. O causo tem como protagonistas duas raposas e um cachorro "sem vergonha". Porém a foto que ilustra a matéria não é nem de um cachorro e nem de uma raposa, e sim de um "Lobo Guará".
    Difícil será incluí-lo no "causo".
    Parabéns pelo Blog.
    Josué Mesquita - Juazeiro do Norte.
    01 de setembro 2011

    ResponderExcluir