Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de junho de 2022

Tomar o alheio - Padre Antônio Vieira

O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno : os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa ; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos : os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo : os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam. 

Diógenes que tudo via com mais aguda vista que os outros homens viu que uma grande tropa de varas e ministros da justiça levava a enforcar uns ladrões e começou a bradar : lá vão os ladrões grande a enforcar os pequenos.

Quantas vezes se viu em Roma a enforcar o ladrão por ter roubado um carneiro, e no mesmo dia ser levado em triunfo, um cônsul, ou ditador por ter roubado uma província? De Seronato disse com discreta contraposição Sidônio Apolinário : Nom cessat simul furta, vel punire, vel facere. Seronato está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. 

Queria tirar os ladrões do mundo para roubar ele só! Declarando assim por palavras não minhas, senão de muito bons autores, quão honrados e autorizados sejam os ladrões de que falo, estes são os que disse, e digo levam consigo os reis ao inferno. 

Padre Antonio Vieira.

5 comentários:

  1. Tomar o alheio é bem antigo. Padre Antonio Vieira já fazia o seu belo protesto há muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Já pensou se álguém escolhesse como tese de doutorado o tema:

    "As pregações do Padre Antônio Vieira sobre a apropriação do alheio e os roubos da classe política brasileira no século XXI"?

    Num país onde a burocracia é construída de forma a facilitar a vida do fraudador e do corrupto, se a tese fosse publicada seria, no mínimo, um sucesso editorial...

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está completo de gente do tipo. Haja lugar no inferno para caber tanto ladrão.

    ResponderExcluir
  4. Então quem criou o "mensalão" e o "petrolão" (e todos os ladrões que se aproveitaram desses esquemas) vão todos para o inferno...

    ResponderExcluir
  5. Tomara que os que votam nesses aliados do capeta desçam também acompanhando os que pararam o mensalão e o petrolão.

    ResponderExcluir