Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 31 de outubro de 2009

Crato, quem foste e quem és - Por Dr.Mozart Cardoso de Alencar


Tempo houve em que se alimentava um desentendimento e concorrência entre Juazeiro e Crato. O Dr. Mozart Cardoso de Alencar sendo provocado reagiu aos insultos com um verso que passarei a postar a partir de amanhã. Faço para mostrar quanto tempo se perdeu pensando na individualidade das cidades e não em um conjunto regional.
A.Morais

“A noite do dia 20 do mês de Agosto deste ano de 1969, as ruas do Crato foram confetizadas por pedacinhos brancos de papel, em que liam os versos insultuosos e de pé quebrados, abaixo transcritos”:

Se estatua fosse tanque
E muriçoca avião
Se “corno” fosse soldado
E chifre munição
Juazeiro estava preparado
Para defender a Nação!

Zé Povinho.

Já se tornou proverbial: O Crato não se cansa de subestimar as coisas do Juazeiro. Escolheu desta vez o dia 20 para propalar mais uma das suas zombarias com o intuito visível de enxovalhar a memória do grande Patriarca do nordeste Padre Cícero Romão Batista.
É que no dia 20 de Julho de 1934, faleceu o padre Cícero, e, deste tempo até hoje, mensalmente, no dia 20, milhares de fies, muitos trajados de luto, em torno da capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, onde repousam os seus restos mortais, para ali assistirem piedosamente o santo sacrifício da missa celebrada em sufrágio de sua alma.
Esquecem os cratenses, ingratos concidadãos do grande sacerdote, de que igual a dureza do concreto armado que sustenta a sua gigantesca estatua na Colina do Horto, petrifica-se a veneração e respeito dos juazeirenses ao grande líder e catequista dos sertões nordestinos, que despertou nossa grande fé em Deus, o amor ao trabalho e o respeito as leis da pátria.
Com essas armas é que o Juazeiro levanta o vou do seu progresso e se prepara para defender a nação.
De hoje em diante não suportaremos mais pacificamente como vínhamos, as difamações assacadas contra a nossa honra de povo humilde, pacato e laborioso. E para comprovar a resolução tomada, aí vai o primeiro revide:

Dr.Mozart Cardoso de Alencar.

Acompanhe as próximas postagens.

Um comentário:

  1. As postagens proximas, em numero de tres, Dr. Mozart Cardoso Alencar faz seu revide de forma veemente. E esse sentimento de revide era encontrado no meio da população das duas cidades. As postagens em versos tambem são muito bem humoradas.
    Acompanhe.

    ResponderExcluir