Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Desmonte e adispois se amonte - Por Antonio Morais.

Mundim do Sapo fez uma viagem de Várzea-Alegre ao Crato numa burra do seu irmão João do Sapo chamada Baronesa. Saiu do Sanharol às três horas da manhã e lá pelas quatro da tarde estava chegando ao sitio Palmeirinha dos Brito, de quem era primo e onde costumeiramente se arranchava.
Mundim tinha pressa de chegar ao Crato e no mesmo dia pegou o burro do leiteiro de Dr. Macário arriou e chispou para a cidade.
Quando estava atravessando o Rio Carás, mesmo no miolo do rio, águas cristalinas e límpidas, o burro se acuou, nem ia pra diante nem pra traz. Mundim lutou, relutou e nada. Ninguém fazia o burro sair do leito do rio.
Um transeunte vendo a luta de Mundim falou: meu senhor “desmonte e adispois se amonte” - Mundim seguiu a recomendação do caboclo e o burro saiu do rio esquipando.
Curioso com aquele detalhe Mundim procurou saber do caboclo velho a razão do: "desmontar e adispois se amontar"! Meu senhor é costume, respondeu: todo dia o leiteiro pára aí pra botar água no leite, e o burrim está acostumado.

3 comentários:

  1. Dificil mesmo encontrar leite puro. João Soares, meu conterraneo, vendia leite. Certa feita, uma mulher reclamou que havia comprado meio litro de leite e encontrara um piaba dentro. Ele reagiu: O que a senhora queria? Pra ganhar uma curimatâ tem que comprar de cinco litros pra lá!
    O fato é brincadeira. Porem o leite com agua é serio: quando o dono das vacas não bota agua o intermediario toma de conta.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Impossível não rir. Desastroso não comentar qualquer coisa.

    Histórias de leiteiros que botavam leite na água dá uma encicloédia.

    O texto acima não está errado, era leite na agua mesmo.

    O leite chegava a ficar quase transparente. Será que alimentava as crianças,será que esses leiteiros se salvaram?

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Prezado Vicente.

    Parece que estou vendo o roceiro com um chapeu de palha na cabeça, escorado no cabo da enxada passando a orientação: "Desmonte e adispois se amonte". É pratica do leiteiro esse ritual.

    ResponderExcluir