Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de junho de 2022

Major Teles - Por Antônio Morais.

Todos conhecem as historias do seu Eloi Teles, poeta, prosador, radialista, locutor e uma das pessoas que mais contribuiu com a cultura popular de toda região. 

Pois bem, seu Eloi tinha um irmão militar, o Major Teles. A vida de militar não é fácil. Nunca pára, vive cidade abaixo e cidade acima dependendo muitas vezes da vontade dos outros. Assim era o Major Teles. 

Certa feita ainda com a patente de cabo, foi destacado para o municipio de Chaval, cidade localizada na divisa do Ceará com o Piauí, um pouco adiante do lugar onde o Judas perdeu as botas. Cidade do tamanho de um ovo, quente pela hora da morte, felizmente muito calma o que facilitava a atividade de policial, oferecendo tempo para dedicar-se ao baralho e ao dominó. 

Ao chegar à cidade Major Teles foi advertido pelo delegado com algumas recomendações e advertências tais como: A Kombi dirigida pela freira nem olhe pra ela, pertence à igreja e o padre desta cidade é a maior autoridade que existe por essas bandas, o governador faz tudo que ele quer. 

Major Teles vislumbrou, nesse detalhe, a oportunidade de ir embora para qualquer outra localidade. O que menos queria era permanecer em Chaval. No outro dia cedinho lá vem a Irmã na Kombi, o Major Teles, mandou parar no acostamento se aproximou e pediu os documentos da condutora e do carro. 

Como não tinha, nenhum nem outro, tirou a chave da ignição e colocou no bolso. Cinco minutos foi o tempo que demorou para o padre chegar virado num teteu, brabo que só Mundoca Jucá quando pedia uma musica e o sanfoneiro não tocava de imediato: Quem você pensa que é? Vamos, responda seu policial de merda! Com quem você pensa que está falando? Disse o vigário. 

O Major Teles fechou a mão e mediu um murro no pé da lata do padre que rodou feito um peru antes de cair anestesiado num sono profundo. O resto do destacamento carregou o Major Teles escondido no bagageiro de um carro até a cidade mais próxima e de lá ele foi se apresentar no batalhão em Fortaleza e nunca mais pisou no Chaval.

3 comentários:

  1. Por esta razão eu acredito na tese de que - pra tudo existe um remedio. Major Teles o que menos queria era ficar em Chaval e saida melhor para uma urgente transferencia do que está não poderia haver. Correu o risco de ser linxado pela população, mas, como o estado do padre merecia cuidados a comunidade tratou de rezar enquanto o major fugia. hahaha

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia do Major Teles,
    nada melhor para requerer um passaporte.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  3. Mundim.
    Tal qual Lula Bernardino com Abidom o Major Teles fez com o seu vigario. Já pensou se Vicente Cesario mediassse essa arenga?

    ResponderExcluir