Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de março de 2013

O roedor de unhas - Por Antonio Morais

Não houve no mundo casal mais desunido que Zé Chato e Jorvina. Gato e rato perdiam. Já velhinhos moravam numa casinha de taipa próxima a casa de Raimundo Bitu do Sanharol.

Apesar da pobreza extrema, pois a época não havia aposentadoria e os dois não tinham condições de trabalho e nem familiares que pudessem ajudá-los, viviam da caridade alheia, mas, não reclamação da vida.
Zé Chato era muito nervoso, e vivia roendo as unhas. As cabeças dos dedos chegavam ao sangue e ele não parava com a mania.

De repente, de uma hora pra outra, todos estavam admirados: as unhas de Zé Chato ressurgiram como num passo de mágica. Unhas longas, cabeças dos dedos sarados etc.

Zabé de Vicente Felix perguntou: Jorvina muié, o que tu fez que Zé Chato largou de roer as unhas? Ora o que foi Zabé, eu escondi a chapa dele!

4 comentários:

  1. José e Raimundo Nonato de Vicente Bitu, Pinga, Raimundo e Tuiba de Chico Bitu, Pedro Chico, esses moços tiravam a paciencia do Ze Chato sem dó e pena.

    ResponderExcluir
  2. Meu Padrinho,senti muitas saudades deste cantinho, e de todos vocês.Mulher inteligente a Dona Jovelina.Mando meu abraço carinhoso e fraterno para todos do blog e um especial, para Madrinha Nair e o senhor; não esqueci de você não Mundim: você sabia que os seu livros estão sendo emprestados por vez,pra minhas amigas aqui no Rio? tem gente na fila meu amigo; me mande o endereço de onde comprar por favor. Fátima

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, vou perguntar! Ê Antonio tô é sem tempo, trabalhando demais amigo, mas não pense que eu num to direto olhando o blog, só tô sem tempo de comentar! E você tem agora um assíduo leitor, meu pai Zé Bitú que agora tem internet em casa e eu coloquei o blog nos favoritos e ele o acessa todo dia. Quando chega ele já diz logo: "Tu viu a história nova que tem no blog de Morai?"
    Qualquer dia ofereça uma a ele! Abraço Morais, saude e paz a todos!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo

    Um grande abraço para o seu Pai. Foi um prazer receber novamente sua visita. Avise para seu pai que em breve estarei contando uma do fotebol entre Palesta e Tabajara timas de Raimundo Bitu e Chico Bitu respectivamente.
    Abraços.

    ResponderExcluir