Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de setembro de 2023

198 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Quem me contou foi  Darlan Batista. Darlan me disse que o seu pai André, sempre foi rigoroso na educação dos filhos, principalmente dos filhos homens.

Mas, com todo esse rigor, ele e os seus irmãos; Dalmir, Demontier e Neném, aqui e acolá aprontavam algumas travessuras. Entre os quatro havia um pacto de não assumir o mal feito e nem delatar o responsável.

Certa vez um dos quatro colocou um caçote dentro do pote de água de beber. Quando o pai foi tomar água, o caçote pulou bem na cara dele. André ficou mais nervoso do que sacristão engasgado com vinho e foi logo perguntando: Quem fez isso? – Eu não foi! - Eu também não! – Eu muito pior! – Não foi eu e nem eu sei quem foi!

André falou: - Pois muito bem, como ninguém sabe quem foi, eu vou sortear uma pisa. Chamou Bezinha e mandou escrever o nome de cada um num papel depois enrolou tipo canudo, colocou numa lata de leite ninho e mandar que Erineide tirasse um. Abriram o papel deu Darlan, que apanhou mais do que jumento ruim acoado.

Em outra ocasião um deles enforcou a boneca de Zuleide na grade da janela. Quando André chegou que viu a menina se esgoelando, perguntou : Quem foi? Ninguém respondeu e ele pediu logo os papéis a Bezinha.
Feito o sorteio deu Darlan novamente. E tome peia. Uma semana depois botaram o cachorro e o gato na dispensa e fecharam a porta. André vendo a arrumação perguntou; - Quem foi? Silêncio total: Pois vamos ao sorteio. Darlan  se aproximou e disse: - Pai é melhor o Senhor me açoitar logo. Porque Só sai meu nome nessa chibata.
Não Senhor! Eu sou um pai democrático e além do mais, eu gosto desse jogo.  pois vamos jogar castanha que é melhor. Negativo, vamos fazer o sorteio. Feito o sorteio advinha quem ganhou? Mais  uma vez Darlan.
Passado quinze dias apareceu uma tigela de coalhada com creolina dentro. Quando André chegou os meninos estavam muito mais preocupados do que o gato de Valdeliz quando me via colocando couro nas cuícas da charanga.
André mais zangado do que das vezes anteriores falou: Bezinha vamos ao sorteio. Bezinha botou os nomes, enrolou e colocou na lata, quando Darlan interrompeu : Pai, eu queria conferir os papéis pra ver se não tem só o meu nome.
André muito irritado pediu para Bezinha abrir os bilhetes e lá estavam os nomes dos quatro. Darlan conferiu ficou calado e André falou : Tá vendo cabra! Você duvidou da minha honestidade com insinuações tendenciosas, agora engula seu desaforo.
Enrolaram os papéis novamente e para mostrar transparência, veio a caçula Gláucia para sortear. Mas diz aí que deu : Darlan.
André ainda nervoso falou : Darlan, hoje você ganhou duas pisas; Uma porque foi contemplado e a outra porque desconfiou de mim.
Graças a esse rigor na disciplina, os filhos de André todos são pessoas de bem.

Mundim do Vale.


10 comentários:

  1. Mundim.

    De todos os filhos de André e Bezinha o que mais conheci foi o Dalmir. Está com um bom tempo que não o vejo. Quando o encontrar transmita o meu abraço e peça para ele contar a historia de um empresario que tinha um: Dilema! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esta merece gargalhada dupla.....

      Excluir
  2. Mundim

    Nunca vi tanta sorte azarada assim.

    No principio pensei como o Darlan, achei que estavam botando só o nome dele.

    Hoje irmãos com fibra de heroi é uma raridade.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. Vicente e Morais. Na minha opinião
    André agiu certo,castigo é como injeção, ruim para quem aplica e para quem toma,mas faz o resultado faz bem a todos.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  4. Quem de vocês gostaria de estar na pele do irmão herói?
    Um só apanhava e a correção serviu para os quatro? Dá para entender? risos.

    ResponderExcluir
  5. Vicente, Raimundidnho e Gloria.

    Darlam era o caçula da familia. Geralmente o caçula tem alguns privilegios mas desta feita foi de um azar inigualavel.

    ResponderExcluir
  6. Mundim
    Estou adorando o teu blog.
    leio todo dia para minha mae Iracema, irmã de Bezinha e adoro esses primos todos citados nesse texto. voce falou certinho : nao existe povo melhor que esse.

    abraços

    Silvia Neide (Goiania)

    ResponderExcluir
  7. Bem criativo e surreal,usando até palavras que seu André jamais falou e nem conhecia.Que ótimo se tivesse conversas e fatos, coisas verídicas, de verdade mesmo que aconteceram com André e sua família.Só um apanhava? Conte outra

    ResponderExcluir
  8. Essa democracia para surra bem que poderia ter transformadao sorteio em rodízio.Creio que os papeizinhos estivessem viciados.

    ResponderExcluir