Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

206 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Foto - Francisco Giovane da Costa, criador e mantenedor do Blog do Inharé,  disseminando a memória e história  de Várzea-Alegre e sua gente.  Pertencente a quarta geração  de José Raimundo do Sanharol.

Manuel Leandro Bezerra, o segundo filho de José Raimundo do Sanharol, casou duas vezes e deixou os filhos relacionados a segui:

01 – José Alexandre Bezerra de Meneses.
02 - Ana Bezerra do Vale.
03 – Manuel Leandro Bezerra
04 – Antônio Leandro Bezerra
05 – João Leandro Bezerra
06 – Joana Leandro Bezerra
07 – Maria Leandro Bezerra.

Todos os seus filhos se casaram e deixaram grandes descendências, os trés primeiros eram conhecidos por José Alexandre do Canto, Santana do Sanharol e Manuel Leandro Segundo. Pra facilitar o entendimento da Arvore Genealógica. O seu segundo casamento foi com Clara Alves de Morais Feitosa, filha de Manuelzinho Alves de Morais Feitosa, da Fazenda Pita em Arneiros – nos Inhamuís.



18 comentários:

  1. A partir de Jose Alexandre, Santana, Manuel Leandro II a Joana foram muitos os descendentes, os bisnetos de Jose Raimundo do Sanharol. No final levantarei os netos e os bisnetos, apenas os numeros.

    ResponderExcluir
  2. Manuel Leandro, meu bisavô, teria levado uma pisa de chicote da mãe, depois de casado pela segundo vez só porque foi amarrar um cavalo antes de tomar a bênçao 'a ela depois de ter chegado da viajem que foi buscar a sua segunda esposa no Pita, Arneirós, segundo contava Seu Chico André

    ResponderExcluir
  3. Também segundo ele, só teria ido essa viajem lá, não foi mais.

    ResponderExcluir
  4. Também tem a História da eleição que ele foi traído e por isso enlouqueceu, Morais deve saber melhor

    ResponderExcluir
  5. Amigo Morais já comecei uma pesquisa com a finalidade de enurar a descendência de manuel Leandro para ajudar na sua batalha, mui digna de todo respeito e admiração de ainda termos quem ainda se preocupe com as nossas raizes, só do meu Pai são 11 filhos( morreu uma Fatima) 14 netos e 2 bisnetos

    ResponderExcluir
  6. Giovani.

    Manuel Leandro conversava com Pedrinho de Sanharol, que era seu irmão e genro quando Jose Alexandre saía com uma caixa de fosforo na mão e uma roçadeira na outra. Manuel Leandro perguntou: Jose pra onde voce está indo? Vou tirar um ixu que tem atras do curral. O ixu é um das abelhas vermelhas? Sim senhor, respondeu Jose Alexandre. Ixu de abelha vermelha não tem mel. Jose Alexandre seguiu em frente. Pedrinho perguntou: Manuel Leandro eu quero saber se voce vai deixar Jose ir mexer com um maribondo? Eu avisei, ele é teimoso deixa ver o que vai dar! Em pouco tempo Jose Alexandre voltou com o rosto todo cheio de ferroadas. O Manuel Leandro ainda perguntou: como foi, deu muito mel?

    ResponderExcluir
  7. Giovani. Eram quatro filhos de Manuelzinho Alves de Morais Feitosa casados com quatro filhos e Jose Raimundo do Sanharol:

    01 - Josefa, mãe Zefinha, casada com Viturino.

    02 - Ana, Sinhana, casada com João Alves de Menezes.

    03 - Antonio - Tio Toinho, casada com Ana.
    04 - Clara, Clarinha, casada com Manuel Leandro.

    Clara foi a ultima a casar. Manuel Leandro era viuvo. O casamento foi feito por capricho da Clara. Depois faço uma postagem contando a historia de Manuel leandro e Clara. Tambem é verdade que Manuel Leandro perdeu a eleição para o irmão Joaquim e terminou louco, montedo numa besta dando viva a monarquia!

    ResponderExcluir
  8. Por pura concidencia encontrei este blog . ME CHAMOU A ATENÇÃO QUE MEU AVÓ SE CHAMAVA MANOEL LEANDRO . MEU NOME JOANA LEANDRO, MEU PAI ARISTIDES MANOEL LEANDRO DA SILVA . COM CERTEZA FAÇO PARTE DESTA FAMILIA. AMEI E APARTIR DE AGORA ESTAREI SEMPRE POR AQUI .

    JOANA LEANDRO

    ResponderExcluir
  9. Ñ EXISTE NENHUMA FOTO DA FAMILIA LEANDRO . SERIA INTERESSANTE PODER VER .

    ResponderExcluir
  10. Estou fazendo a genealogia da minha familia e parei no meu bisavô Manoel Leandro Bezerra, que viveu no Ceará 1854, 1932, casou-se com Maria Raimunda da Conceição em 1902, Ceará e tiveram meu avo Raimundo Leandro Bezerra, NASCIMENTO
    15 FEB 1914
    Aurora,Ceara,Brasil
    FALECIMENTO
    29 DEC 1988
    São Paulo,São Paulo,Brasil.
    Caso tenhamos algum grau de parentesco favor enviar, pois estou em SP e sei que o acervo do Estado do Ceará é um dos melhores do Brasil.

    Grato, Renato Leandro Bezerra

    ResponderExcluir
  11. Joana Leandro e Renata Leandro - Vou pesquisar e encontrando informarei as ligações de parentesco.

    ResponderExcluir
  12. Sou descendente dos "Leandro Bezerra "(Rio Grande do Norte) e dos "Alves Feitoza" (Ceará).
    Depois de ler esse post, acredito que meus avós podem ser primos.

    Resolvi fazer minha árvore genealógica e parei no meu bisavô Manuel Leandro Bezerra, que se casou com Maria Clotilde Bezerra, tiveram um filho João Leandro Bezerra (nascido no Rio Grande do Norte - Santana dos Mattos e morou em Areia Branca e faleceu no Rio de Janeiro). João Leandro Bezerra se casou com Clara Alves Feitosa (nascida no Ceará em Baturité em 07 de abril de 1910). Minha avó Clara Alves Feitoza , filha de Jovino Alves Feitoza (1882 Ceará - 1944 Mossoró) e Bárbara Alves Feitoza (1883 Ceará-?).

    Moro em SP, caso tenhamos algum parentesco ficarei muito feliz em saber.

    Grata, Isabela Bezerra

    ResponderExcluir
  13. Parabéns ao Giovanio, Antonio Morais e conentaristas.

    ResponderExcluir
  14. Com a morte de Joana Leandro Bezerra, todos 4 filhos foram doados para outras famílias, uma vez que a madrasta não aceitou criar nenhuma. Ana Vieira ficou com Manoel Leandro, Mariquinha com Zé Leandro sindicalista.

    ResponderExcluir
  15. Francisco Giovani da Costa7 de outubro de 2023 às 07:36

    Antônio Leandro Bezerra, que tinha o mesmo nome do meu pai, foi casado e depois separou- se. Dizem que tinha problema mental. É um que tem uma história de uma botija com ele.

    ResponderExcluir