Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

210 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Foto de Josefa Alves de Morais -  Neta e bisneta de José Raimundo do Sanharol. Minha querida avó

Teresa Anacleta de Meneses foi casada com Joaquim Alves de Morais, irmão da segunda esposa do seu pai, era conhecida por mãe Tetê. Esse casal só perde em numero de descendentes para a irmã Vicência Alves de Meneses.

Filhos do casal:
01 – Francisco Alves de Morais
02 – Raimundo Alves de Morais
03 – Josefa Alves de Morais
04 – Maria da Gloria de Morais
05 - Isabel Alves de Morais
06 – Ana Alves de Morais
07 – Leonarda Bezerra de Brito
08 – Maria Madalena de Morais
09 – Maria José de Morais.

Destacamos Leonarda Bezerra de Brito casada com Antônio de Brito Correia e Isabel Alves de Morais casado com José Raimundo de Brito de quem descende os Brito, Siebra e Morais da Ponta da Serra, Juá, Palmeirinha e Malhada em Crato.

José Raimundo de Brito era filho do primeiro casamento de Antônio de Brito Correia com Mariquinha, tia legitima de Leonarda e Isabel. Curiosidade: no dia do casamento de Antônio de Brito Correia com Mariquinha, a Leonarda se batizou. Depois de viúvo Antônio de Brito Correia casou com a Leonarda. Imaginem a diferença de idade. Deixaram 11 filhos desse casamento. Quatro deles se casaram com primos de Várzea-Alegre.


2 comentários:

  1. Foram quatro filhos de leonarda e Antonio de Brito Correia a se casar com primos de Varzea-Alegre:

    Pedro Brito - casado com Laura Marais e Silva.

    Sandola - casada com Jose Raimundo do Canto.

    Esmelinda - casada com Jose Bezerra Mendes - Cazuzinha.

    Isabel - casada com Jose Alves Feitosa Bitu do Sanharol.
    Todos primos entre si.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso esse seu trabalho Morais! Muito difícil resgatar histórias de famílias. Não conheci minha avó materna visto q ela faleceu qdo minha mãe tinha apenas 7 anos de idade, entretanto alguém guardou para ela cartas das amigas da mãe e dentre elas tem uma dessa pessoa chamada Sandola

    ResponderExcluir