Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Comer peba - Por A. Morais

Zé de Lula Goteira chegou no Bar do João sem Braço se abancou e ficou aguardando os colegas da meropeia para iniciarem mais um dia de bebedeira. Em pouco tempo chegou Antonio de Sota e logo depois o Jesus Catita. Depois de umas cinco raizadas começaram a falar de comida. Um dizia: rapaz, outra dia, a muié lá de casa preparou um preá que nunca vi mistura mais saborosa. O outro elogiava as qualidades do teju comparando-o ao sabor da carne de galinha. Por fim Jesus Catita apresentou o seu prato predileto: – peba ao molho.
Por conta da aproximação do meio dia e da fome, foi consenso, ninguém botou defeito nos pratos apresentados. Por sua vez o Jesus Catita convidou os amigos para almoçarem em sua casa. Para almoçarem o tal peba. Para comprovar o sabor da iguaria todos aceitaram de bom grado. Cada um tomou mais umas cinco lapadas de teimosa para abrir bem o apetite. Quando chegaram á casa de Catita a mulher foi autorizada a colocar a mesa. A expectativa era tamanha que fizeram carreira em direção a sala como quem estivesse adivinhando uma tragédia. No centro da mesa um prato de louça com um bolão de arroz branco, uma concha de feijão e um ovo em cima. Os convidados pra lá de decepcionados perguntaram ao Catita: e você não falou que era peba. Catita passou uma mão na outra, arregalou os zoios e respondeu: e vocês querem mais peba do que isto!
A. Morais


4 comentários:

  1. João sem Braço, o dono do Bar era candidato a vereador e o seu slogan era: "Dê uma Mão a quem precisa". Ze de Lula disse: João, Deus sabe o que faz, voce perdeu esta mão porque tinha mão demais!

    ResponderExcluir
  2. Amanhecer o dia de bem com a gente,e com o universo; e as gargalhadas, hahaha, isso só pra poucos; muito bom mesmo. Obrigada meu Padrinho. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Pra frente é que.
    Pela quantidade de gente e pelo apetite, conforme disse o primo Morais. Eu acho que deu briga sim, porque um ovo só para quatro esfomeados, eu acredito que o último vai comer só o plástico.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  4. Raimundinho e Morais, a fórmula mágica de apenas um ovo alimentar quatro pessoas é muito simples. Fiz muito em Recife com o Dr. Ericson e o Dr. Idílio. Prepara-se a frigideira com o óleo bem quente e solta-se o ovo a uma altura de 30 centímetros. Ao romper-se, assume o tamanho de uma pizza média. Então, divide-se a iguaria em quatro retalhos, e... é só saborear.

    ResponderExcluir