Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DENTIQUEIRO - Por Mundim do vale

Uma vez Zé Vieira do Chico, programou um adjunto para a apanha do seu arroz e para tanto convidou uns amigos da Varzinha, das Panelas, do Sanharol e da Boa Vista. No dia marcado os convidados chegaram às sete horas e já começaram a colheita. Por volta das nove e meia, chegou Roldão que não tinha sido convidado. Pegou uma faquinha daquelas feita de serra e passou meia hora amolando. Os outros já estavam com seis potes de arroz, quando Roldão começou a catar lento e gradual como se estivesse contando os grãos. As dez e meia ele já começou a reclamar que o almoço estava atrasando. Quando o almoço chegou, ele comeu mais do que os outros e ainda reclamou que a comida não estava boa. Os trabalhadores voltaram e ele ficou debaixo das moitas durante meia hora.
Por volta das duas e meia, ele deu um “ Inté ôto dia, se o dicumer tiver mió “ E foi embora. No final do dia os convidados comentavam sobre a preguiça de Roldão.
Um dizia:
- Mais minino, Roldão incheu o rabo de baião de dois, e adispois foi dizer qui o cumer num prestava.
Outro dizia:
- Ome o arroz qui Roldão catou num dá nem pra dá o dicumer duma patativa cum fastio. Depois de alguns comentários foi a vez de Joaquim Fiúsa: Minha gente, Roldão é igual a dentiqueiro. É o último chega, é o que mais perturba e o primeiro que arriba.
Mundim do Vale

4 comentários:

  1. Roldão era metido, preguiçoso e exigente. Chegava tarde, saia cedo, e ainda botava defeito na comida.

    ResponderExcluir
  2. Raimundinho, conheci poucos cidadãos varzealegrenses mas acabo conhecendo quase todos aqui no Sanharol.
    O que acho bastante peculiar na terrinha do arroz, se não estiver enganada, os proprietários encabeçam a colheita com amigos e proprietários também. Isto demonstra o quanto o povo de lá é irmanado, solidário e amigo. Simples assim, o progresso da Cidade dos Universitários se deve a união desse povo. Ô povo lindo, meu Deus!

    ResponderExcluir
  3. Mundim,você me fez lembrar, dos adjuntos do Pai de Beleza; lá na Bretanha:era uma festa; depois da tarefa cumprida, muita comida aluar, maneiro pau e pifaro, lembra? Roldão era muito metido e preguiçoso, isso sim. Mundim, estou com muitas saudades de você e de todos. Abraço carinho e fraterno. Fátima

    ResponderExcluir
  4. Glória e Maria de Fátima. Nossa
    V. Alegre é do jeito que vocês falaram. E eu vou aqui expondo tudo no Sanharol. É bem verdade que eu não tenho uma boa gramática
    para escrever, faço isso melhor contando, mas eu vou mandando e os amigos vão lendo, corrigindo e perdoando.
    Abraços.
    Mundim.

    ResponderExcluir