Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 23 de outubro de 2023

232 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Equivoco na Galeria de Fotos.

Esta foto encontra-se na "Galeria de fotos antigas da municipalidade de Várzea-Alegre". Consta como informação abaixo da mesma - Josué Diniz e Lourival Frutuoso, prefeito e vice prefeito respectivamente - período 1963 a 1967. Na foto estão Hamilton Correia e Josué Diniz.

Há um equivoco na informação. O vice-prefeito neste período não foi Lourival Frutuoso. Trata-se da  única eleição na história de Várzea-Alegre em que se elegeu o prefeito de uma chapa, e, o vice de outra.

O vice da chapa de Josué Diniz  foi derrotado por Chico Leandro, que era o candidato a vice-prefeito na chapa Acelino Leandro da Costa.

Portanto de 1963 a 1967 o prefeito de Várzea-Alegre foi o senhor Josué Alves Diniz e o vice-prefeito foi Chico Leandro, o pai do ilustre e nobre amigo, ex-vereador Antônio Nen.

À partir  do mandato de  1967 em diante  o vice passou a ser eleito  pelo titular.  Quem votava para o  prefeito elegia o vice. Conforme ata  do TRE  a maioria de  Josué foi a mesma do Chico Leandro - 47 votos.


3 comentários:

  1. Esta foi a última eleição que se votava no prefeito e no vice. À partir de 1967 os votos do prefeito são transferidos para o vice.

    ResponderExcluir
  2. Neste mesma época foi eleito o governador de um partido e o vice de outro partido. Esse vice seria o Varzealegrense Joaquim de Figueiredo Correia. Que foi eleito várias vez deputado Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade : Figueiredo Correia uma das figuras mais dignas do Congresso Nacional.

      Excluir