Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 24 de novembro de 2009

ERA SÓ O QUE FALTAVA - Por Mundim do Vale

Todos os dias pela tardinha, um grupo formado por mim, Militão, Ubirajara, Chico Rolim, Paulo Piau, Haroldo e Cláudio, que moravam com o Padre Mota, curtia um joguinho de peteca de frente a igreja. Num dos dias surgiu saindo não sei de onde, um sujeito com aparência de embriaguês e foi ficando logo no meio do círculo.
Eu gritei aborrecido: - Sái do meio intruso! Mas pra que eu fui dizer isso? O sujeito ficou bravo, colocou a mão por baixo da camisa simulando que estava armado e começou a esculhambar:
- Intrujo o que, magote de fí sem pai! Vagabundos, cachorros. Vão ver o qui é qui a mãe de vocês tá fazendo.
Depois que disse o que quis sem ninguém reagir, com medo de que ele tivesse armado de fato. Foi saindo com o mesmo discurso.
Foi quando meu primo Paulo disse: - Mas era só o que faltava!
O elemento voltou mais agressivo e disse: - Fartava mais chegou eu prumode ajeitar caba senvergõe.
Ficamos todos passivos e ele aproveitou a situação, descompôs o quanto quis e saiu dizendo que ainda ia voltar. O que fez com que acabasse com a nossa atividade esportiva.
Duas horas da madrugada dia seguinte, eu voltava das farras com meu amigo Taveirinha, quando chegamos na praça dos motoristas Taveira falou: - Ispia. Raimundim! Olha quem é que tá iscornado ali no banco. – Quem é? – Ne o intrujo. – Então vá lá conversar com ele, mais tenha cuidado que pode está armado. – Deixe cumiguel!
Conhecendo o saudoso Taveira como eu conhecia, eu já sabia mais ou menos o que podia acontecer.
Taveira foi lá aberturou o sujeito, suspendeu do banco, colocou de pé e deu um tabefe no pé do ouvido direito, depois deu outro no esquerdo para equilibrar e foi dizendo:
- Caba safado, fí de ronca e fussa, preste atenção! QUANDO OS OME DE RESPONSABILIDADE tiver jogando peteca, você num venha mais acanaiá não! Tá escutando? O sujeito abriu só um olho ainda atordoado e falou gaguejando: - Sim sinhô, Seu coroné. Mais deixe eu ir simbora qui eu premêto nunca mais cruzar meus pé na rajalegue.
Taveira aprumou ele no rumo da rua do Juazeiro, deu um sabacu E gritou: Pega o beco fí de cancela batida!
O infeliz saiu intrupicando, cai aqui, cai acolá quando Taveirinha soltou uma bomba rasga lata, que nem eu sabia que ele tinha. Depois do estampido o intruso saiu que o rabo foi um reio.
Eu acho que ele cumpriu a promessa, porque nunca mais eu ouvi falar que alguém tivesse visto ele na terra do arroz. Eu vou até perguntar ao Dr. José Flávio Vieira, se ele não apareceu lá por Martozinho.
Mundim do Vale

7 comentários:

  1. Mundim.
    Depois de um susto desse, eu acho que passou direto por Matozinho e foi se esconder longe.

    ResponderExcluir
  2. Mundim,

    O intrujo inda num apareceu por lá não, deve tá a caminho, ou passou direto na carreira que ia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Mundim meu amigo, que saudades de vocês jogando peteca... Cedê os meninos do Padre? como agente os chamava; oh tempos bons, vale a pena lembrar.Tá vendo como ate um intrujo faz parte da nossa historia; ainda bem que tínhamos Taverinha, para nos defender; e ficar nas boas recordações. Abraço cheio de saudades. Fatima

    ResponderExcluir
  4. Maria de Fátima, dos meninos do padre que eu falei,o Haroldo que era casado com a minha irmã Geraldina, já é falecido. O Cláudio
    Parente eu ví falar que está para o lado do norte do país. daqueles homens de responsabilidades que Taveirinha falou, nós játivemos duas baixas.
    Abraço conterrâneo.
    Mundim

    ResponderExcluir
  5. Mundim,
    Mais uma boa história sua.
    Olhe, se o sujeito "suposto valentão" conseguiu escapar para os lados de Matozinho compete ao Zé Flávio agarrá-lo e não deixar que ele escape pela segunda vez sem antes levar outra sova! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite, amigos de Várzea Alegre!

    Fiquei feliz com o que lí no Blog do Sanharol, principalmente os escritos do meu amigo Mundinho do Vale com os devidos comentários da Fatinha Bitú.
    Eu particulamente tenho um carinho muito especial por esta belíssima cidade, que me proporcionou tantas alegrias e boas amizades.

    Parabéns povo de Várzea Alegre.

    Claudio Parente/Melania Parente e filhos: Giovanne, casado, prof. de cursinho em Brasília pai de dois filhos; Camilla Parente, médica em São Paulo; e Cláudia Parente, advogada tributarista e empresária.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Claudio.

    Agradecemos sua visita e o seu comentario.
    Abraços

    ResponderExcluir