Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 1 de outubro de 2023

204 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



A partir deste mês, em louvor a São Raimundo Nonato, estarei postando sobre parte da genealogia de Várzea-Alegre. Postarei sobre José Raimundo Duarte, o conhecido José Raimundo do Sanharol, suas esposas do primeiro e segundo casamentos Maria Anacleta de Menezes e Antônia de Morais Rego respectivamente, e, dos 25 filhos.

José Raimundo Duarte era filho  de Papai Raimundo, portanto irmão do Major Joaquim Alves Bezerra e do Major Ildefonso Correia Lima e outros.

Somos uma descendência muito grande, e, os relatos servem como fonte de pesquisa para aqueles  que  se interessam por sua ascendência genealógica.

01 – José Raimundo Duarte de Menezes.
02 – Manuel Leandro Bezerra
03 – Antônio Bezerra de Menezes
04 – João Alves de Menezes
05 – Vitorino Alves de Menezes
06 – Vicente Alves Bezerra
07 – Tereza Anacleta de Menezes
08 – Maria Anacleta de Menezes
09 – Bárbara Alves de Menezes
10 – Isabel Alves de Menezes
11 – Vicência Alves de Menezes
12 – Joaquim Alves de Menezes
13 – Raimundo Alves de Menezes
14 – Maria Alves de Menezes
15 – Ana Alves de Menezes
16 – Pedro Alves de Menezes

De segundo matrimonio:

01 – Gabriel de Morais Rego
02 – Pedro Alves de Morais
03 – Ana Alves de Morais
04 – Antônia de Morais Rego
05 – Leonarda Bezerra do Vale
06 – Bárbara de Morais Rego
07 – Mariana de Morais Rego
08 – Raimunda de Morais Rego
09 – Isabel de Morais Rego.


15 comentários:

  1. Muitos sabem que de Papai Raimundo descende quase a totalidade da populaçãode Varzea-Alegre, mas poucos sabem como isso se deu. Dos tres filhos homem de Raimundo Duarte Bezerra, o papai Raimundo e Tereza Maria de Jesus. O Major Joaquim Alves Bezerra tronco da familia Correia Lima, em Varzea-Alegre. O Major Idelfonso tronco da familia Augusto Lima de Lavras de mangabeira e Jose Raimundo Duarte de quem descende a grande maioria dos varzealegrenses. Viveu no Sanharol.
    Apostagem de hoje apresenta Jose Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol, os seus casamentos e os seus filhos. Postarei a seguir um pouco dos conhecimentos que tenho de cada um desses filhos identificando as familias com a finalidade de atrair a curiosidade do Blog. Espero que a parentada traga sua contribuição, fazendo sugestões, levantando duvidas, oferencendo correções. Jose Raimundo e Seus filhos viveram do inicio do seculo XIX ao inicio do seculo XX. Ou seja 1830 a 1930. Mais ou menos isso. A ultima a falecer foi Isabel de Morais Rego, a caçula dos filhos, morreu no final de decada de 1930.Era a minha bisavó.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Morais, aplaudo esse seu trabalho porque sei que é árduo. Aonde estarão os descendentes de José Raimundo Duarte? Apareçam pessoas de Varzea Alegre e ajudem Morais nessa tarefa de genealogista e memorialista. Colaborem, nada custa, só precisa um pouco de boa vontade.
    Abraço à todos.

    ResponderExcluir
  3. Maria da Gloria.

    Esse é um assunto que conheço. Tanto conheço a genealogia de minha familia como conheço o desinteresse de seus componentes em conhecê-la. Farei as postagens por que temo que aos pouco eu venha esquecer e postando terei onde buscar as informações. Mas sei que está em desuso o interesse em conhecer os laçoes de familias. Ao final do "vigessimo sexto filho", alcançaremos a marca de milhares de descendentes e ninguem, quer saber quem é quem. Os tempos são outros. Mudaram para pior. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Não, da parte que me toca; adoro toda minha família parentes e aderentes; e quero muito saber tudo sobre ela. Já estou de posse da certidão de casamento dos meus avós Paternos, os quais pertence a essa Árvore genealógica por nós tão amada; não é meu Padrinho? onde costa os nomes dos meus Bisavós; deixando mais fácil sua montagem, desta tão querida Árvore, rsrsrs. Irei escanear e lhe enviarei muito em breve, aguarde.Abraço carinhoso e fraterno. Fatima

    ResponderExcluir
  5. Eu sei Fatima. Voce valoriza sua terra, sua gente, haja visto os seus depoimentos. Mas a indiferença é muito grande. Os antepassados não despertam nenhum tipo de interesse ou reconhecimento por parte dos de hoje em dia, embora neles se encontre as origens.

    ResponderExcluir
  6. De Viturino Alves de menezes, para quem não sabe, nasceu a numerosa família Bitu, devido seu apelido Vitu, que muitos confundiam com Bitu.

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Morais, admiro muito seu interesse e sei do seu potencial d e conhecimento, pois conviveu com pessoas sábias, e que náo inventavam nada, eles eram a História viva, como o o caso do seu Tio Chico André, uima verdadeira Enciclopédia. Infeliz mente é como diz nosso amigo Tibúrcio: o sujeito sabe tudo da vida dE Barack Obama e da mulher dele, mas náo sabe nada do seu lugar, de onde nasceu e mora. Aguardo com ansiedade este seu trabalho, pois só na minha casa, somos 10 descendentes ( faledeu uma) da quinta geração. MUito sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Fique certo Giovani que farei a postagem falando um pouco de cada um dos 26 filhos de Jose Raimundo Duarte. A Partir deles fica mais facil os descendentes se localizarem na arvore genealogica. Com certeza Tiburcio tem razão: Os descendentes do Jose Raimundo do Sanharol, hoje em dia, são milhares. E uma postagem dessas não desperta um só para comentar. Se fosse uma postagem falando de uma fraude politica do Governo Lula estavam fazendo campanha por e-mail para não acessarem mais o Blog. Será que o Cara sabe que existe Varzea-Alegre? Quem foi Papai Raimundo? Jose Raimundo Duarte e o Sanharol? Será que pensa na memoria de nossa cidade? Não existe povo sem memoria.

    ResponderExcluir
  9. eu sou genealogista, estou fazendo um livro de minha familia, breve irei lançar

    ResponderExcluir
  10. Parabens Israel.

    Muito sucesso no seu empreendemento.
    Abraços.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  11. vicente renato de oliveira10 de outubro de 2012 às 19:25

    vitorino alves de menezes o vitorino brito era imao de cazuza do sapo

    ResponderExcluir
  12. Prezado Antonio Morais! Gostaria de falar com você sobre Joaquim Alves Bezerra, ele era pai de minha trisavó. Você poderia me passar seu contato?

    ResponderExcluir
  13. Nessa postagem eu faço referência ao Senhor José Raimundo Duarte, filho de Papai Raimundo. Seus filhos dos dois casamentos e em seguida falarei um por um dos filhos e seus descendentes.

    Foram vários os casamentos de seus filhos com gente dos Inhamuns e do Crato. Acompanhe e conheça a maior árvore genealógica das gerações que povoaram Várzea-Alegre. José Raimundo Duarte, o conhecido José Raimundo do Sanharol.

    ResponderExcluir
  14. Até no primário não se desenha mais a árvore da família, dizem que é coisa ultrapassada. Eu sou neto de Antônio Gibão.

    ResponderExcluir