Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

JUMENTO MAL GUARDADO - Por Mundim do Vale

Antônio de Gustavo e Zaqueu Guedes, viviam em questão por causa de um jumento de Zaqueu, que comia solto num corredor e de vez em quando, arrombava um cerca e passava para a roça de Antônio, para comer o legume. Depois de várias confusões lá no sítio, o Sr. Acelino Leandro que é primo de Antônio e amigo de Zaqueu, mandou chamar os dois lá na Casa das Máquinas para tentar uma conciliação.
Era um sábado dia de feira, quando primeiro chegou Antônio e logo depois chegou Zaqueu. Acelino mandou que os dois subissem para o seu escritório e perguntou o que estava havendo, Antônio estava bastante nervoso ao contrário de Zaqueu que estava muito tranqüilo. Acelino se portando como mediador, começou a falar: Bem pessoal! Eu mandei chamar vocês dois aqui para ver se podemos resolver esse problema sem maiores conseqüências. Vocês são pessoas de bem e não faz sentido uma questão por causa de um jumento.
Antônio mais apressado falou: Pois é. Acilino eu num posso deixar qui o jegue desse outro jegue aí, acabe cum meu ligume.
Zaqueu muito mais calmo falou: Mais Acilino é pruque eu num tem pasto. O jeito qui tem é o jegue cumer no corredor. Antônio cada vez mais irritado disse:
- mais o jegue é seu, leve ele pra cumer no inferno.
- É mió você ajeitar sua cerca, pruque o corredor é do gunverno.
- Apois você vai tirar o jegue nem qui seja dibaixo de bala.
- Mais Ontõe pur amor de Deus, adonde é qui eu vou butar meu jumentim prumode ele cumer? Guarde ele na sua bunda e deixe ele cumer lá.
Acelino mandou Zaqueu se retirar e ficou acalmando seu primo enquanto Zaqueu descia para o salão.
Quando passava no salão, Vicente Cesário que se balançava numa cadeira falou: Zaqueu! Eu escutei a proposta de Antônio de Gustavo, mas não é melhor tu arranjar outro lugar pra botar o teu jumentim não?
Mundim do Vale

2 comentários:

  1. Mundim do Vale.

    Jumento é um bicho trabalhoso. Nossa parenta Geralda Batista tinha um jumento que vivia dando trabalho. Soltava na roça e o bichim ia direto pra roça de Manuel Bitu. Geralda mandou vender o animal para não ter mais quebracabeça. O Jumento foi vendido a Manuel Bitu e a partir de então o jumento era solto na roça de Manuel Bitu e de imediato fugia para roça de Geralda. fazia o contrario de antes.

    ResponderExcluir
  2. Não é a toa que Padre Antonio Viera falou, que ele é nosso irmão; é tão teimoso quanto nós, rsrsrs. Mais concordo com seu Vicente. é melhor procurar outro lugar pro bichinho pastar. Abraço da conterrânea que lhes ama. Fatima

    ResponderExcluir