Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de março de 2013

Neguim de João Lopes - Por Antonio Morais

Poucas pessoas eram conhecidas em Várzea-Alegre quanto Neguim de João Lopes. Bonachão, chegado a meropeia, divertido e desmantelado. Um dia sua mãe Jovelina recebeu uma visita e mandou Neguim ir ao açougue com uma nota de 20 reais comprar carne.

Uma exigência muito bem esclarecida: não traga qualquer carne, exijo carne de primeira, meus compadres são merecedores de comida de boa qualidade.

Neguim saiu esquipando para o açougue. Antes do mercado passou num local onde Boris estava com um caipira em pleno funcionamento. Neguim não resistiu a tentação do lucro fácil, amarrou o cinco e só parou de jogar quando lhe restava apenas dois reais de todo o dinheiro recebido para pagar a carne.

Neguim foi ao açougue do Jose de Jorvino, mandou juntar uma tripas de gado que estavam sendo salgadas e colocou num jornal e partiu para casa.

Quando Dona Jovelina viu a arrumação deu o maior pinote: Menino, eu te mandei comprar “chã de dentro” e tu trouxe foi tripa!

Neguim bem humorado respondeu: foi mãe, e, tem uma coisa, mais de dentro do que as tripas só se for a merda.

3 comentários:

  1. Quem conheceu Neguim sabe que esta historia era bem ao seu estilo. Neguim era afilhado do meu pai e gostava muito do Sanharol. Na semana santa era a visita de Madrinha Tonha e Padim Jose André.

    ResponderExcluir
  2. Sabe meu padrinho, se essa visita fosse eu; iria ficar muito feliz! tem coisa mais gostosa do que uma boa tripinha frita no azeite? Mundim, tu vai dizer que nunca tirou gosto com essa preciosa iguaria? e tem mais, Neguinho estava certo: mais de dentro do que isso, só mesmo o amor! com que ela ( atripa) seria feito por dona Jovelina; rsrsrs. Abraço carinhoso e fraterno da conterranea que está cheia de saudades. Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Já sim, Fátima. E dizem que a de porco não faz bem a saúde, mas a
    mim se não fez bem, mal também não
    fez. Haja visto a minha idade superior aos 63 anos. Deus tem sido muito generoso comigo.
    Abraço conterrãneo.
    Mundim do Vale

    ResponderExcluir