Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de outubro de 2023

223 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Foto - Olira de Antônio Belo.

Em 1932, o nordeste brasileiro se abateu com a maior seca do século passado. O governo criou "campos de concentração" em algumas localidades do estado, entre as quais Crato e Senador Pompeu. 

Abriu frentes de serviço para construção de açudes, barragens e estradas. Estreito, hoje Lima Campos, foi a obra que reuniu o maior contingente de retirantes da região sul do estado. 

Antônio Belo, deixou a Serra do Kinkunkar, no Quixará, deslocando-se para o Estreito com toda família. Viagem peregrina, a pé. 

Terminada a construção da barragem, e aproximando-se um novo inverno, Antônio Belo tratou de retornar ao Kinkunkar. 

Quando passava pelo Sanharol, se arranchou na casa de João do Sapo, conhecido das idas e vindas com as boiadas da Pitombeira. Reclamava do tempo, não havia disponibilidade para preparar as terras para um novo plantio. 

João do Sapo acabara de se mudar com a família para o chalé, o solar Luiz Menezes. Portanto a casa desocupada estava disponível. Antônio Belo e família ocuparam a casa cujas cajaraneiras ainda existem como testemunhas, no exato local onde fica, hoje em dia, a residência do Dr. Menezes Filho. 

Entre os filhos de Antônio Belo ouvir falar muito do Júlio e Olira, foto acima. Viveram no Sanharol por muitos anos. Fizeram muitas amizades. Retornaram para Farias Brito onde voltaram a viver no seio famíliar. 

Pela foto concluiu-se fartamente que não era apenas o velho Antônio que era belo. De 1935 a 1942 Olira foi a babá do meu amigo Raimundo Menezes. 

Que não deixemos a historia do Sanharol cair no garrafão da vale do esquecimento.



Um comentário:

  1. Jovem de familia humilde, mas com uma postura e elegância e beleza natural. Que a todos encantava.

    ResponderExcluir