Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pra maior precisão - Por A. Morais

Jose Alves de Meneses, vulgo Zezinho da Formiga, casou-se com sua prima carnal Maria Anacleta de Menezes. Desse casamento nasceram doze filhos, embora apenas duas delas tenham se casado e deixado filhos. Moravam no sitio Formiga, hoje um bairro da cidade. Dizem que o João, filho mais velho do casal, era muito suvina, muito mão de vaca.
Sempre que a família passava por alguma necessidade qualquer, ele se negava a ajudar, apresentando uma desculpa como justificativa - Não posso, meu dinheiro está guardado pra maior precisão! Pra se ter uma idéia, as sementes de arroz para o plantio ele guardava numa cabaça misturada com terra. Por maior que fosse a dor de barriga não se podia fazer um caldo com arroz.
João tinha um dinheirinho guardado debaixo de sete capas. Dizem que no dia do falecimento do pai os outros irmãos o procuraram e disseram: João o jeito que tem é você arranjar um pouco do seu dinheiro para comprar o caixão do nosso pai. Ele levantou a cabeça assanhou as sobrancelhas e disse: vocês estão cansados de saber que o meu dinheiro está guardado pra maior precisão.
Por A.Morais.

4 comentários:

  1. É amigos o dinheiro do João estava guardado para o enterro dele.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável dizer; mas qexistem muitos João por ai afora.

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fatima.

    O mundo está cheio de João. Cada um por si.

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me muito bem do Terço da Formiga, onde nunca ninguém fia alguém comendo lá. Quando um saia da cozinha. o outro ou a outra entrava e trancava a porta.MAS eu vou te mandar uma estorinha daquele pessoal também; abraços!

    ResponderExcluir