Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de outubro de 2023

218 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Foto Dr. Pedro Sátiro e Antônio Morais,  pertencentes a quarta geração de José Raimundo do Sanharol.

Esta é a filha caçula de José Raimundo do Sanharol. No dia em que José Raimundo faleceu, a viúva Antônia de Morais Rego solicitou que retirassem o corpo para casa do major Joaquim Alves, que era irmão dele, por que ia ter menino. Nasceu a filha Isabel. 1873.

Casou-se com o sobrinho Francisco Alves de Morais, 23 anos mais velho do que ela. Era conhecida por Bebé de Sanharol. Foi batizada pelo primeiro  vigário de Várzea-Alegre Padre Benedito de Sousa Rego, de quem também era afilhada,

Do casal nasceram os filhos relacionados abaixo:

01 – Joaquim Alves de Morais
02 – Josefa Alves de Morais
03 – Antônio de Morais Rego
04 – Raimunda de Morais Rego.

Para se ter uma ideia, só de Josefa, minha avó são, tinha 57 netos. 57 bisnetos do José Raimundo do Sanharol.

Faço meu reconhecimento ao trabalho do Pedro Tenente que em épocas distantes e difíceis imprimiu um livro com dados de nossa família.

O livro do Leonardo Feitosa fala da família Feitosa dos Inhamuís, porém como existiram vários casamentos entres pessoas de Arneiros e Várzea-Alegre encontramos algumas informações importantes.

O trabalho do Pedro Alves de Morais, Pedro Piau e Acelino Leandro é completo. Alguns reparos raros e observações mínimas. A informação que não constar das fontes de pesquisas citadas foram colhidas, em conversas com o meu pai José Raimundo de Morais e com o meu tio Chico André, esse era uma verdadeira enciclopédia, sabia tudo sobre nossa família.

Em nosso levantamento sobre a criação do ninho José Raimundo Duarte - identificamos:

26 filhos.
114 netos.
591 bisnetos.

Da terceira geração em diante os descendentes são incontáveis. Por conta de casamentos entre tios e sobrinhos eu sou descendente de 08 filhos de José Raimundo Duarte. Dependendo da parte materna ou paterna pertenço à quarta, quinta e sexta gerações. Assim concluímos as informações do nosso querido José Raimundo Duarte, José Raimundo do Sanharol.



4 comentários:

  1. Assim concluimos a abordagem sobre Jose Raimundo do Sanharol e seus filhos e netos. Daí por diante fica facil decifrar porque são contemporaneos. Embora saibamos ser um assunto dessiteressante para todos, haja visto os poucos comentarios nas postagens. Um ou dois ao todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas fica o registro para a eternidade um trabalho bem-feito, criterioso para aqueles que sabem valorizar. Genealogia é uma ciência. Sem família não existe história. Parabéns pelo excelente trabalho meu primo e amigo Antônio Morais.

      Excluir
  2. Isabel de Morais Rego, filha caçula de José Raimundo Duarte. Nasceu no dia que o pai faleceu. Casou com o seu sobrinho Francisco Alves de Morais 23 anos mais velho de que ela.

    ResponderExcluir
  3. Eu e mais 10 irmãos(ãs), somos da 5a. geração de José Raimundo do Sanharol. De 11 filhos (uma Fátima morreu com 2 anos, Raimundo Nonato faleceu solteiro em 2016), 7 casaram e têm filhos e 4 solteiros. 13 netos e 9 bisnetos.

    ResponderExcluir