Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Amigos do Blog do Sanharol - Pelo editor.

Antonio Alves de Morais.
Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado pela historia genealógica da família varzealegrense. De modo especial da parte que trata de Jose Raimundo Duarte, o conhecido Jose Raimundo do Sanharol. Conheço um pouco dessa genealogia. Todos sabem também, que, o que se conhece a respeito desse assunto é de domínio publico, de conversas, informações e pesquisas com os nossos antepassados.

Como não existiam cartórios à época, não encontramos registros oficiais - certidões de casamento e de nascimento. O máximo que se pode encontrar são registros em livros da igreja, inicialmente na cidade de Icó, depois em Lavras da Mangabeira e por fim, a partir de Dezembro de 1863 com a criação de nossa paróquia, em Várzea-Alegre. Assim, com informações de uns e dados de outros acabamos por compor um todo que servirá de leme para os da posteridade.

Outro dia, fiz uma postagem de uma personalidade de uma familia importante e muito conhecida de todos nós, com base em afirmações não oficiais, mas que são de domínio e conhecimento publico, e, depois procurei os familiares para confirmar e para minha surpresa os próprios netos do personagem alegaram não conhecer informações do avô - como esposa, mãe e pai.

O Blog do Sanharol estará sempre à disposição de todos os Várzealegrenses que desejarem fazer o registro de dados importantes sobre sua genealogia. Basta enviar para o e-mail moraisenair@hotmail.com. Porem, não tomará a decisão de postar por sua iniciativa.

Amanhã estarei publicando uma foto histórica da família de Jose Alves Feitosa Bitu, filho de Viturino Alves de Meneses e Josefa Alves de Morais Feitosa, ele era neto do Jose Raimundo Duarte e Maria Anacleta de Meneses. A foto e o texto foram enviado por Jose Satiro Bitu, neto de Jose Alves Feitosa Bitu e de dona Bilinha.

"Não existe povo sem memória".
A. Morais

3 comentários:

  1. Meus agradecimentos ao Jose Satiro Bitu. Este seu relato sobre a familia de Jose Alves Feitosa Bitu enriquece o blog e ficará para servir de pesquisa para os nossos descendentes.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, quando estive pesquisando na Cúria ví, dois ou três livros de Várzea Alegre. Depois te informarei quais são esses livros.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Toinho. Me interessa muito essa informação.

    ResponderExcluir