Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Conte essa, conta aquela - Dr. Flavio Costa Cavalcante.

“Conte essa, conta aquela, livro do Dr. Flavio Costa Cavalcante, que conta as historias do seu tio Antonio Ulisses, diz muito bem no seu prefacio escrito por Fátima Costa: existem pessoas cuja morte é apenas um “não está presente fisicamente”. Por que não morrem nunca. Quer dizer, não podem ser esquecidas, ou seja, não podem estar definitivamente ausentes, pois são lembradas por muitos cada dia.

É assim com Antonio Ulisses. Quem, sendo filho de Várzea-Alegre, ou por lá tendo passado, ainda quem por pouco tempo, não sabe quem foi essa figura, não riu de suas historias tão bem contadas? Quem não conheceu o “Beco”, famoso palco de cenas memoráveis – comandadas pela maestria de Ulisses, que liderava um grupo de “artistas do riso” do limpo e saudável deboche de humor Inteligente”.

Todos conhecem o livro do Dr. Flavio, porem como não se tem o habito da leitura, estarei passando e-mail ao autor do excelente titulo para pedir permissão para transcrever no Blog do Sanharol algumas das historias do Antonio Ulisses. Quem sabe eu possa colaborar com divulgação das historias já tão conhecidas do inesquecível Antonio Ulisses Costa.

Antonio Alves de Morais.

4 comentários:

  1. Espero que o Dr. Flavio conceda a permissão para a postagem de algumas historias do Antonio Ulisses. E, se assim acontecer os leitores do Blog sairam ganhando e certamente darão muitas gargalhadas com a proesas deste varzea-alegrense ilustre e que nos deixou muita saudade.

    A. Morais.

    ResponderExcluir
  2. uaCaro Morais...

    Ja respondi seu email, e aqui repito.
    Sou leitor assíduo do seu blog. Adoro. Visito-o diariamente. Inclusive hoje deixei um comentário na interssante postagem "Passando a Escritura". Eu também mantenho um blog com alguns causos de nossa terra - Pedra de Clarianã - no endereço http://costacavalcante.blog.uol.com.br/ e de certo modo já me inspirei e recontei algumas histórias lidas no seu. Por isso, fique totalmente a vontade para publicar as histórias que quiser da nossa modesta coletânea "conte essa, conte aquela - histórias de Antônio Ulisses". Ou até mesmo outras já postadas no citado Pedra de Clarianã. Será um grande orgulho pra mim.
    Forte abraço...

    Flavin de Luiz Silvino da Budega....

    ResponderExcluir
  3. Morais, o livro do Flávio Costa e o seu blog são de uma qualidade magistral. Variam do provinciano ao universal. Contam e recontam histórias pitorescas num misto de humor, memória e verve literária. Vale a pena usá-los.

    - É um achado mega!
    Levi post-morten:
    - Amuntado em Flavin de Luiz Silvino da Budega...

    ResponderExcluir
  4. Amigo Flavio.

    Agradeço e orgulhoso vou intercalar entres os causos do Mundim do Vale, do Dr. Savio, Dr. Jose Flavio e outros autores as historias do seu tio Antonio Ulisses. Estou orgulhoso em saber que o Blog do Sanharol já contribuiu de alguma forma com o Pedra de Clarianâ do qual sou assiduo leitor. Fique a vontade se encontrar no Sanharol algo que possa ser aproveitado pode fazer a transcrição. Será um grande prazer. Tenhos duas historias envolvendo Mestre Silvino, Luiz Silvino e o meu pai e postarei em breve.

    Um forte abraço.

    A. Morais

    ResponderExcluir