Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de dezembro de 2023

026 - O Crato de Antigamente - Por Armando Lopes Rafael.


Postagem do Armando Lopes Rafael.
Ficava na Rua Nélson Alencar em frente à Praça Francisco Sá (mais conhecida como Praça de Cristo Rei) o prédio da União dos Trabalhadores do Cariri. Ali ainda funcionava também o Grupo Escolar Getúlio Vargas, hoje instalado próximo ao bairro Mirandão.

A União dos Trabalhadores do Cariri foi uma conquista do advogado Ferreira de Assis, um idealista cratense que comandou, no Cariri, por mais de vinte anos, o antigo PTB de Getúlio Vargas, até que o Regime Militar – implantado em 1964 – extinguiu os antigos partidos políticos brasileiros, criando, para substituí-los apenas dois: Arena (de sustentação ao regime militar) e MDB, (de oposição).

2 comentários:

  1. Parabens Armando.

    Dr. Ferreira de Assis foi um baluarte do trabalhismo, do sindicalismo em nossa região. Covem observar que sua luta era sempre dentro da ordem, do respeito e obedeiencia as leis.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Este predio depois de algum tempo passou a ser ocupado como Crato Hotel ??

    ResponderExcluir