Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A FÁBULA DOS PORCOS-ESPINHOS - Autor Desconhecido


Durante a Era Glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas, os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam maior calor.

Por isso decidiram afastar-se um dos outros e voltaram a morrer congelados.

Então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima poderia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E assim sobreviveram!


Moral da História:

A lição que essa preciosa fábula nos ensina é evidente: assim como a água, o ar e os alimentos, a comunicação é uma necessidade humana igualmente vital. Contudo, a verdadeira moral dessa alegoria não está na pura e simples importância do diálogo em nossa vida, mas no fato de que a arte da boa convivência, longe de ser um dom natural do ser humano, é, isto sim uma das nossas mais belas conquistas.


Autor Desconhecido

Postado por: Glória Pinheiro

10 comentários:

  1. Maria da Gloria.

    A historia dos porquinhos nos dá a ideia que diante de qualquer situação que nos encontremos cabe aquele ditado velho e sabio: Pior poderia ser!

    Parabens pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. É isso! nem sempre vou ouvir o que quero: mas, o importante é ter ouvidos; nem sempre escreverei o que vocês quem lê; mas que bom, que vocês não são analfabetos! belo texto Glorita querida. Beijos, Fatima Gibão.

    ResponderExcluir
  3. Glória, ótimo texto. Essa mensagem é muito boa para o ser humano. A união faz a força e viver no diálogo e na harmonia, torna a vida muito mais fácil, pois o homem não é uma ilha,é "um animal social"

    Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Glória. foi muito procedente
    o seu conto. Os porcos-espinhos
    são muito determinados, porque eu acho que até na hora do acasalamento eles tem suas limitações.
    Parabéns pela fábula.
    Abraço.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  5. Amigos: Morais, Maria de Fátima, Magali e Raimundinho, obrigada pelos comentários. Nesta fábula poderemos dá mais de uma interpretação, como também esta:
    "O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades."
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O autor da fábula dos porcos-espinhos é o filósofo alemão Arthur Schopenhauer.
    Citado por Freud Obras Completas, Rio de Janeiro, Imago,1976; Cap VI: Outros problemas e Linhas de Trabalho, pg. 128; "Parerga und Paralipomena, Parte II, 31, -Gleichnisse und Parabeln-” (Schopenahuer, Arthur).
    Victor Leonardo da Silva Chaves

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O autor quis mostrar o valor da solidariedade, da cooperação, ao mesmo tempo ressalta que essas atitudes devem ser feitas com moderação, com cautela, pois a falta desses cuidados pode resultar no oposto e afastar mais ainda as pessoas. em vez de aproximá-las..

    ResponderExcluir