Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FEIJÃO BRANCO - Por Mundim do Vale

Uma vez eu fui com Francimar de Doca Dutra e Zé Sátiro Bitu tomar umas cervejas no bar de Zé Batista Caldas. A despesa era por conta de Zé Bitu porque era ele, o mais estribado dos três. Depois de umas e outras, Francimar falou que só faltava um tira-gosto. Chamou Zé Batista e falou: Zé tem algum tira-gosto aí?
O proprietário com aquela delicadeza que tinha, respondeu curto e grosso, assim como anão rico:
- Tem não! Aqui não é pensão. Aqui é um bar.
Eu dei um tempo para que a gente pudesse esquecer aquela grosseria e depois falei para Zé Bitu;
- Zé. Lá na bodega de Luís Silvino chegou umas latas de feijão branco, que é muito bom para tira-gosto. Pois vá lá e compre duas.
Eu fui comprar as latas de feijão, quando cheguei entreguei para o proprietário esquentar e servir para nós. Quando o feijão chegou na mesa foi num prato do tamanho de um pires. Zé Bitu olhou para aqueles grãos gigantes aboiando no caldo, olhou pra mim com uma expressão de deboche e falou: Ou Raimundim! Se tu queria comer fava dágua no sal, era só nós ter ido pra casa de Padim lá no Sanharol. Pelo menos lá era de graça e não tinha Zé Batista para ficar com a metade.
Mundim do Vale

2 comentários:

  1. Mundim e Ze Satiro Bitu.

    Sempre que ia para fazenda, eu mesmo comprava os ingredientes para preparar uma fava para o almoço. Mocotó de porca, costela de gado, toucinho, bucho de gado, linguiça etc. Um dia estavamos na mesa e eu comecei a elugiar a fava. Quando o morador disse: Seu Antonio, eu queria ver o senhor dizer isso era se fosse a que Maria la de casa faz só com agua e sal.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, a história é veridica, mas Pai não se lembrava mais!

    ResponderExcluir