Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 2 de novembro de 2023

248 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Há alguns anos, Manoel Leandro foi ao engenho de Antônio Primo, já no fim da moagem, quando a cana já não é tão boa, e, trouxe um mel bastante salobro, salgado, que é coisa muito ruim.

Manuel sempre deu muito valor a produtos de  engenho. Dia 27 último, houve um leilão na capela de Nossa Senhora. das Graças, no Sanharol e a primeira prenda que levantaram foi uma bandeja de salgadinhos arrematada por R$ 100,00 o que causou espanto e admiração dos presentes.

Manoel Leandro olhou para Socorro, sua esposa e lamentou: É danado, se eu soubesse que coisa salgada iria fazer tanto sucesso nesse leilão, eu teria trazido aquele baldo mel que tem lá em casa.

Fonte - Giovane Costa.


9 comentários:

  1. Um dia eu cheguei na casa de minha prima Luiza Satiro e seu esposo Expedito Bilé degustava uma mistura sobarosa. Ela me disse: Antonio de tio Jose André, duvido voce advinhar com que o Expedito está comendo este mel? Podia ser com farinha, cuscus, mas que nada o homem estava comendo mel com açucar de salobro que era o mel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkllokkkkkkkkkkkl eita, que nessa rajalegre tem de um tudo.......

      Excluir
  2. Eu estava comentando na casa de Manoel Leandro a lei que tem agora da Prefeitura comprar produtos da comundiade para a merenda escolar> peixe, farinha de mandioca, rapadura, leite, etc,,,
    Aí Manoel disse: é lá no Baixio eles estão fazendo rapadurinhas para a merenda. Ela vem que nem carne de sol.Uma filha dele achou graça e disse: como, pai?
    Porque estavam no sol e são salgadas.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava comentando na casa de Manoel Leandro a lei que tem agora da Prefeitura comprar produtos da comundiade para a merenda escolar> peixe, farinha de mandioca, rapadura, leite, etc,,,
    Aí Manoel disse: é lá no Baixio eles estão fazendo rapadurinhas para a merenda. Ela vem que nem carne de sol.Uma filha dele achou graça e disse: como, pai?
    Porque estavam no sol e são salgadas.

    ResponderExcluir
  4. Manoel Leandro é uma figura muito engraçado. Nas primeiras enchentes do riacho do Machado, Manoel Leandro gostava de armar covo na terra de Tio Vicente Bitu. Nas primeiras enchentes, sempre costuma descer somente básculos e resto de tudo que não presta.
    Manoel Leandro arma o covo e no outro dia foi olhar. Quando pega no peso disse: oba!!!!!!!, Com certeza vai ter tempero para semana toda. Amigo, nada de peixe, ele disse que todos os caroços de manga da safra do Atoleiro e São Vicente se encontravam dentro do seu covo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje ta que ta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkoko

      Excluir
  5. O Manoel Keandro é um humorista bato. Aos domingos pela manhã, sempre contamos com suas estórias e piadas no alpendre da casa dos meus pais, no Sítio Sanharol.
    Peba que, com esse usolamento social (COVID -19), há mais de seis meses ele não aparece.
    Mas é só passar esta fase. Pois ele e Brito de Luiza Félix, sabem que o convite é por prazo inseterminado...

    ResponderExcluir