Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Nossa Senhora Auxiliadora - Por A. Morais

Igreja matriz de Nossa Senhora Auxiliadora padroeira da Diocese de Porto Velho - Rodonia.
-
Em Fevereiro de 2001, moravamos em Porto Velho. Eudes, Dany e Ana Tahis já estavam em Recife, e José André e Ana Claudia estava no Ceara de ferias. Estavam apenas eu e a Nair em Porto Velho.
Aos domingos costumavamos assistir a missa das nove horas, celebrada pelo Bisto da Diocese Dom Moacy Grege. Depois da missa o nosso destinho era encontrar os casais Pedro Moreno e Neuma, Francinilson e Fatima, lorotar, beber cerveja e lembrar nossa Varzea-Alegre.
Um dia, nublado, entre chuva e garoa, quando chegamos a matriz a missa já havia iniciado. Eu fui estacionar o carro e o pneu do meu carro raspou no pneu trazeiro de um carro pomposo e o alarme desparou, embora não tenha havido qualquer especie de dano, eu pedir para Nair entrar, se acomodar na igreja, assistir a missa, enquanto eu ficava aguardando que o proprietario do carro aparecer para informar a causa do alarme.
A missa terminou e uma senhora com uns 50 anos segurando na mão de uma senhora de 70 anos apertou a chave e desligou o alarme. Quando se acomodaram nas poltronas eu me aproximei e disse: o alarme desparou porque o pneu do meu carro raspou no pneu do seu. Ah, meu filho, a mulher saiu do carro feito uma louca, rodeava o automovel procurando alguma avariação. Não encontrando me olhou e disse: Vou levar meu carro na revenda autorizada e se tiver qualquer problema voce vai pagar meu prejuizo. Minha senhora aqui está a marca de terra de um pneu no outro, apanhei uma flanela embebi com agua e lavei o pneu e ela entendeu os motivos pelos quais o alarme disparou.
Quando já estavam para ir embora eu me aproximei do carro, do lado da mais idosa que era a mais zangada e disse: Enquanto voce estava rezando o credo, de mãos postas olhando para Deus, eu estava aguardando aqui fora para lhe informar a ocorrencia. A sua reza de hoje foi anulada pela sua arrogancia, prepotencia e mal trato com as pessoas. A reza que de sua boca saiu jamais irá se igualar ao odio que voce derramou nesta oportunidade. Esse carro seu pode ser muito importante, mas a fabrica não fez só ele, existem milhares por aí a fora, e, seja mais humana e reze menos.
Sair com Nair pra casa enquanto o carro nos seguia. Quando colocamos o carro na garagem, o carro saiu, e, em pouco tempo voltou com mais alguns familiares para pedir disculpas. Depois fomos para casa de Francinilson Martins, tomamos cervelha gelada, falamos de Deus e do mundo de Varzea-Alegre e assim é a vida.
Feliz Natal Fatima Moreno - pra voce e toda familia.
Por A. Morais

2 comentários:

  1. Sou devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, e nesse dia ela me iluminou e deu a calma necessaria. Mas lembrei-me o Gordurinha: como tem gente com a reza na boca e o odio no peito.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Morais! Gostei da sua história e do seu procedimento.

    ResponderExcluir