Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pequenas e velhas historias - Por Antonio Morais

No dia 29 de Novembro de 1876, o Padre Vicente Ferrer Ponte, fez os casamentos de Antonio de Brito Correia com Leonarda Bezerra de Brito e Jose Raimundo de Brito com Isabel de Morais Rego.

As testemunhas foram Eufrasio Alves de Brito, Vicente Alves Bezerra e João Alves de Meneses.

Leonarda e Isabel eram irmãs, filhas de Joaquim Alves de Morais e Tereza Anacleta de Meneses. E Jose Raimundo de Brito era filho do primeiro casamento de Antonio de Brito Correia com Maria Anacleta de Meneses que era tia legitima das duas noivas.

O fato interessante é que no dia do primeiro casamento de Antonio de Brito Correia a Leonarda foi batizada. Veja a diferença de idade do casal. Nasceram ao todo 11 filhos deste casamento. Quatro deles se casaram com primos de Varzea-Alegre.
Livro – 3C – casamentos – Capela de Várzea-Alegre – CE.

3 comentários:

  1. Desses dois casamentos resultou uma arvoce genealogica tão frondosa que só o historiador Antonio Correia Lima é capaz de desvendar.

    ResponderExcluir
  2. Morais, eu achva que a Leonarda era filha de Jose Raimundo do sanharol,neste caso a minha avo é neta de Joaquim Alves.
    Essas historinha são as mais gostosa.
    Um ano novo cheio de saude e paz.
    Jose Bitu

    ResponderExcluir
  3. Jose Bitu.

    Leonarda era filha de Joaquim Alves de Morais e Tereza Anacleta de Menezes. Joaquim Alves de Morais era irmão de Antonia de Morais Rego, segunda esposa de Jose Raimundo do Sanharol. E Tereza Anacleta era filha de Jose Raimundo do Primeiro casamento com Maria Anacleta de Meneses.

    Não confundir Joaquim Alves de Morais com o Major Joaquim Alves Bezerra que era irmão de Jose Raimundo do Sanharol.

    ResponderExcluir