Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Amigos - Por A. Morais

Dos dez escritores do Blog apenas eu e o Mundim do Vale somos de Varzea-Alegre, temos de Crato, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Brasilia e até de São Paulo.
Por esta razão os temas são diversos e abrangentes. Devo informar que o local onde temos menos leitores é Varzea-Alegre.
Varzea-Alegre ainda é dependente e presa ao nome de "MARCA" - Familias que marcam ou marcaram pela importancia. O que for produzido por alguem daquela "Marca" é aplaudido, louvado, admirado, divulgado, mesmo que não tenha muita qualidade. O resto é resto, e, eu e o Blog do Sanharol fazemos parte desta segunda parte.
Quantos artistas, intelectuais, poetas temos em Varzea-Alegre esquecidos? E reconhecidos pelo mundo? Alguem de Varzea-Alegre sabe falar sobre Joaquim Correia Ferreira? Foi o unico jornalista Brasileiro a trabalhar na BBC de Londres.
80% dos leitores do Blog não são de Varzea-Alegre. Por esta razão o Blog fala de temas abrangentes e que muitas vezes nada tem com nossa cidade.
O certo seria os Varzea-Alegrenses se disporem a serem escritores do Blog e divulgarem junto comigo e o Mundim do Vale as nossas historias, esse é o caminho. E não censurar o que outros por aí à fora escrevem.
O convite está feito. Basta aceitar. Reconheço a capacidade literaria e intelectual de todos e, seria de grande valor para o Blog e para a memoria do municipio que todos, sem exceção, passasem a escrever a historia do Sanharol e de Varzea-Alegre como o Mundim do Vale faz tão bem e eu tento fazer.
Um grande abraço e fico aguardando que me comuniquem o desejo de ser escritor. Basta enviar o convite de postagem direta e, se achar melhor enviar o texto, postarei com a devida autoria. - Email- moraisenair@hotmail.com - Um abraço do fraternal.
Antonio Alves de Morais.

9 comentários:

  1. Será muito prazeroso que o Blog consiga nuitos escritores de Varzea-Alegre. Assim seremos maioria e então os assuntos relacionados com nossa terra tambem serão majaritarios.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria, Morais, mas prefiro como vem sendo, ou seja, primeiro passando pelo seu crivo e depois postando o que achar conveniente. mas me comprometo a continuar colaborando. Um forte abraço!
    !

    ResponderExcluir
  3. Li o artigo e me bateu a dúvida... Como moro em S. Paulo, mas não tenho nenhum constrangimento em me declarar paulista, isso quando me convém, claro. Gostaria de saber em qual classificação alguém nessas condições se enquadraria.
    Tomei conhecimento desse blog através do meu amigo, professor aposentado, Francisco Costa, que mora nessa linda cidade situada no vale do machado. Escrever em Várzea Alegre ou sobre Várzealegre de qualquer lugar do mundo não faz diferença. Mas, falta em nossa cidade o que sobra aqui,em S. Paulo: O preconceito. A cidade de Icó onde fui criado parece mais com sampa, é um povo mais orgulhoso, sisudo e que procura deixar claro as diferenças sociais.
    Não estou dizendo que isso seja correto, apenas que oferece base para o conflito. Escrever é o ato de provocar. Às vezes escrever mal é mais instigante para o leitor que produzir um texto em que você o leitor termina e diz: É gostei.
    Pos escriptum: Minha esposa acaba de me avisar que a Drª Zilda Arns morreu no terremoto de Haiti.
    Uma triste noticia mas...

    ResponderExcluir
  4. Prezado Jean-paul.
    Agradeço sua visita e o seu comentario. Voce tem toda razão, escrever sobre Varzea-Alegre de qualquer lugar é muito bom, tanto para quem escreve como para cidade. Me abstenho de fazer qualquer comentario sobre os paulistas, não os conheço e nunca convive com eles. Varzea-Alegre é uma cidade hospitaleira, humana e amiga. Agradeço pela visita e convido a continuar visitando o Blog e trazendo sua importante colaboração; Lamento profundamente o falecimento de Dona Zilma Arns, uma enorme perda para o Brasil.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  5. Caro Morais...
    O formato do Blog do Sanharol me parece muito interessante. As variedades de opiniões, com pessoas de diferentes locais escrevendo, torna a leitura do blog ainda mais rica.
    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  6. Morais, como você diz com tanta certeza que os leitores de V.A. são minoria? Como consegues separar os visitantes? Existem vários leitores e visitantes de nossa terra que eu sei que entram neste blog todo dia que eu tenho certeza que você não sabe nem que eles existem! Porque será? Te garanto que a maioria dos leitores é sim de V.A. e não pessoas que o máximo que fizeram foi andar de passagem por nossa terra indo para outros municipios ou nunca ter nem passado nela! Você diz que o blog tem 10 escritores, dai eu pergunto: é consenso entre todos os 10 que o Governo Lula não tem nada de bom e que nada presta nele? O que vejo é um blog tendencioso que esqueceu até o seu nome (Blog do Sanharol)!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Rodrigo Bezerra Bitu.

    Eu acompanho o Blog com muita atenção. Se voce apanhar os 8.316 comentarios que foram postados neste periodo que completa um ano segunda feira dia dezoito, e nominar os autores veremos o indice muito baixo de varzealegrenses comentando. Isso não quer dizer que cada visitante comente, os visitantes podem não comentar. Na verdade existem pessoas que acessam o Blog que agente não sabe.

    Outro dia na Postagem do Boi Suberano quem identificou foi uma personagem que eu só acreditei que ele acessa o blog porque ele havia telefonado para mim ha alguns meses solicitando permissão para colher algumas postagens para um livro que está para ser editado.

    Certo é que eu fico muito feliz quando tem um comentario de um vargealegrense. Mas baseado na porporção dos comentarios eu acho que o blog é pouco lido pelos conterraneos. Eu recebo imails de pessoas espalhadas pelo Brasil falando que tomou conhecimento do Blog, mas não comenta. O meu desejo é que os vargealegrenses leia pelo menos pelas belas postagens do Mundim do Vale.

    Um abraço

    A. Morais

    ResponderExcluir
  8. Essa sua teoria é altamente equivocada! Meu pai lia o blog e não comentava por não ter conta no google e por não saber. Passou a comentar depois que eu ensinei! Não são todas as pessoas, principalmente as de idade, que dominam a internet como você Morais. Para muitas delas colocar no endereço e ler o blog já é muita coisa pra ela. Se quiseres cito 1001 pessoas que acessam o blog e não comentam e você nem sabe que as mesmas existem!

    Amplexosss!

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Bitu.

    Eu gostaria muito que voce estivesse certo e eu estivesse arrado. Eu gostaria mesmo que os nossos amigos de Varzea-Alegre acessem o Blog por que 80% das postagem são sobre Varzea-Alegre, e assim sendo nós podiamos incorrer em erros que podiam ser corrigidos por pessoas entendidas e conhecedoras da historia.

    ResponderExcluir