Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DOUTOR, ELE SÓ COME ISSO. - Por Mundim do Vale

Meu tio Mauro Bezerra de Brito, desde o seu nascimento tinha problemas mentais, era pequeno, magro e calado. Quando chegou aos 54 anos veio a Fortaleza e as minhas primas: Josélia e Maria do Socorro, procuraram o I.N.S.S para tentar uma aposentadoria por deficiência mental. Foi marcada uma consulta com o médico do órgão para uma avaliação e o meu irmão Luís Sérgio foi com o carro para conduzir os três. Tio Mauro fez toda a viagem de cócoras no banco traseiro. Chegaram no posto Sérgio ficou no carro e os três subiram para a sala de espera. Quando foram chamados, sentaram de frente para o médico, que começou logo fazendo perguntas ao meu tio.
Mauro Véi como era chamado surpreendeu todo mundo. Disse seu nome completo e de todos os seus irmãos a data de nascimento de todos e o local onde nasceu cada um. E ainda disse que a segunda guerra mundial tinha acabado em 1.944. O médico depois daquela palestra, disse que o paciente aparentava boa saúde mental e não tinha como atestar deficiência.
Josélia tentou reverter a situação, dizendo que ele sempre foi doente e a coisa que fazia, era tomar café e fumar.
O médico assustado com aquela afirmação perguntou: - E esse homem não se alimenta não? Maria Socorro levantou-se, juntou o dedo polegar com o cata piolho formando aquele conhecido círculo, apontou para o médico e disse: - Doutor. Ele só come isso:
O médico ficou embaraçado sem saber se mandava pra cadeia ou aposentava os três.

Dedico esse causo aos médicos do blog.
Mundim do Vale


2 comentários:

  1. Mundim

    O nosso parente Jose Alves de Morais, Zelim de saudosa memoria, numa de suas crises terminou no Hospital São Francisco, em Crato. Acompanhado pelos primos Mundim do Sapo e Ze André, e outros sobrinhos, um dia a enfermeira perguntou: Seu Zelim o que o senhor quer jantar hoje? Ele respondeu no ato: Um maneiro pau! Tava ou num tava fora do juizo?

    ResponderExcluir
  2. Grande Raimundinho Píau
    O Tio Mauro era realmente uma figura, lembro de quando ele morava com minha vó Ermemlinda em Orós, ela mandava ele ir "na rua" comprar alguma coisa,e ele demorava uma eternidade pra voltar, pq nao coseguia atravessar a rua enquanto ouvisse um som de buzina de carro, sendo este carro longe ou perto.

    P.S: descobrir esse blog hoje, estou me deliciando.

    ResponderExcluir