Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de janeiro de 2010

José Raimundo de Morais - Ze André - Por A. Morais

No dia 29 de Abril de 1998 o meu pai completou 79 anos. Poucos dias depois os médicos diagnosticaram um CA e fizeram uma previsão de vida mínima.

A partir de então a família se reuniu a se preparou para viver esse período de tempo que lhe restava de acordo com as suas vontades, seus gostos, suas alegrias, gestos humildes e simples como simples o era. A família se uniu toda em torno dele.

Num dos encontros, um passeio com vários amigos a Fortaleza eu não fui. Sabia a situação e a proximidade que se nos avizinhava e não tive a coragem de acompanhá-lo naquela sua caminhada.

A viagem com os seus amigos foi filmada, do inicio ao fim e, nesta parte mínima do vídeo, aparecem alguns dos mais próximos.

Lamentavelmente muitos deles já não se encontram entre nós, estão juntos a ele na paz celeste, como é o caso de Pedro Souza, o nosso primo, amigo, grande sanfoneiro e animador da viagem, Xandoca, Pedro meu irmão, seu segundo filho, tio Joaquim o seu irmão caçula, Cotinha e Raimundo Bitu, dois grandes amigos, e alguns outros que não vemos nesta parte do vídeo, más estavam acompanhando no passeio. Este vídeo é datado de 17.06.1998 e meu pai faleceu no dia 28.06.1998 onze dias depois.

O vídeo não tem boa qualidade, as pessoas estão desanimadas, dificilmente se ver um sorriso, o ambiente era de tristeza. O Blog está virando saudade.

Por A. Morais

16 comentários:

  1. Zé André tinha muitos amigos, Pedro Souza encabeçava uma lista enorme apesar de ser bem mais moço.

    Raimundo Bitu e Cotinha faziam parte dos amigos do Sanharol e muitas historias confirmam as suas amizades.

    ResponderExcluir
  2. Morais eu tenho esse vídeo fiz uma cópia com Anacleto. Sou-lhe muito sincero que nunca consegui assistir todo, pois fico comovido de vê tanta gente que se foram e nos deixaram muitas saudades. As amizades sempre foram recíprocas e verdadeiras entre os pais e os filhos, como bem sabes, fruto de um esforço suado e com sacrifícios, onde eles foram às vigas mestre dessa educação atribuída e compartilhada com todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Morais, o vídeo é triste e a história também. Mas é muito importante para ficar na memória, não somente dos varzealegrenses e do Sanharol, mas de todo nosso Cariri Cearense!
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Tive o prazer de conhecer e conviver um pouco com seu pai.... Nesse pouco tempo pude descobrir nele um grande ser humano... Acredito que ele esteja descansando em paz ao lado de Deus Pai.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Klebia Fiusa.

    O blog está orgulhoso e feliz com esta sua primeira visita. Agradecemos seu comentario e convidamos a visitar e colaborar com o nosso Blog. Aqui nós vamos juntando as proezas e causos de nossa gente inteligente, bem humorada, alegre e feliz.

    Obrigado.

    Um bom fim de Semana

    A.Morais

    ResponderExcluir
  7. Esses dois aí, me deixaram muita saudades a saber:
    Zé André, primo e amigo que me mostrou muita coisa da terra onde hoje eu me inspiro para fazer meus poemas brejeiros. Mestre Pedro Souza, primo e amigo, que esteve presente na minha vida, nos últimos momentos da sua.
    Que Deus esteja com os dois na casa divina.
    Vejam Um cordel que fiz no primeiro ano de saudades de Pedro.
    Abraços aos parentes dos dois.
    Raimundinho Piau.

    ResponderExcluir
  8. Amigos, falar de José André é motivo de muita satisfação. Homem amado por toda comunidade Varzealegrese, caridoso, seu lema sempre foi ajudar aos mais humildes, quem se lembra da doença de Antonio André do Roçado de Dentro e Zelin do Baixio dos Primos??? Esse cidadão saiu de casa em casa pedindo ajuda para hospitalizá-los na cidade do Crato. Período de muitas dificuldades, estradas não existiam, mas a sua vontade de ajudar venciam Zé Zé André, como de costume chamávamos, faz parte do nosso patrimônio histórico e seu exemplo de honestidade e solidariedade para com o povo, servirá de exemplos para as novas gerações e gerações futuras. Descansa em paz ao lado de Padim, Cotinha, Pedro de Sousa, Joaquim André, Luis André, Chico André e Alexandre, conhecido por Xandoca.

    ResponderExcluir
  9. João Bitu, Gloria Pinheiro e Raimundinho e Klebia Fiusa.

    Obrigado pelos depoimentos. Quando apresentaram o problema de Zelim para meu pai ele disse: Zelim tem que fazer um tratamento, precisa ser levado para o Crato.

    Disseram Zelim não tem posses, como é que ele pode fazer tratamento em outra cidade? Meu pai respondeu: Zelim tem um grande patrimonio, 100 primos legitimos, se cada um doar qualquer importancia ele faz o tratamento que precisa.

    Como disse João Bitu, saiu de casa em casa e ninguem se negou a ajudar, os recursos foram arrecadados e Zelim fez o tratamento e voltou de Crato para Varzea-Alegre bom onde viveu até completar 90 anos. Esse foi um dos exemplos, como diz João Bitu.

    ResponderExcluir
  10. Rever este vídeo de vovô Zé André fez correr lágrimas dos olhos por vários sentimentos.Era um homem alegre, de coração bom e humano, não permitia que sua vontade podasse o desejo do outro, seu lema era muitos amigos... Como era lindo vê-lo sorrir,que simplicidade, eita como era bom encontrar com ele...Que saudade!!! O que nos conforta é a certeza de que ele está vivendo no céu com Jesus e Maria , intercedendo por todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Nas decadas de 70 e 80, quando não existiam as facilidades nos atendimentos de hoje, ambulancias e cartas de referencias com transferencias de pacientes de hum hospital para outro, com atendimento pelo SUS, seu Jose André chegava constantemente em nossa casa em Crato com pacientes necessitados de atendimentos medicos, sempre pessoas humildes e simples. Ele agia sempre orientando, encontrando soluções para os problemas de pessoas mais carentes. Foi um homem que soube viver a vida alegre e feliz.

    ResponderExcluir
  12. Era um homem festeiro, alegre, entusiasta e incenti vador do esporte e da cultura , muito embora com pouco estudo, fez grandes rventos por conta própri ana nossa comunidade. Foi o ú nico, como gostava de dizer, que reuniu num adjunto de arroz: padre,prefeito e juiz.

    ResponderExcluir
  13. Em um dos seus adjuntos realizado na década de 60 na apanha do arroz, os apanhadores fizeram medo dizendo que iriam armar arapuca e Zé André ia ficar envergonhado. Armar arapuca no linguajar popular significa comer toda a comida e o povo ficar faminto.
    Muitos trabalhadores comem e estragam com vista a fazer esse tipo de sacanagem. Vale salientar, que além dos trabalhadores em torno de 100, vinham à banda de música, banda cabaçal e outros convidados como bem frisou Jovane Costa.
    Amigos, só para vocês tirem uma idéia da tamanha fartura, arroz doce que é servido depois do jantar, sobram dezesseis (16) tigelas, ou melhor, pratos de barro cheios. Foi na verdade a maior festa realizada em nossa comunidade. Sem exagero, a comida dava para alimentar o povo do Sanharol e localidades circunvizinhas.

    ResponderExcluir
  14. Prezado João Bitu

    A fartura nos adjuntos das casas do sanharol eram grandes. Um dia Zezinho Costa perguntou a Antonio de Sanharol: dizem que voce fazem uns adjuntos e desperdiçam comidas, jogam pedaços de queijos uns nos outros, é verdade? Antonio respondeu Sim, é verdade> Por Isso é que é tudo pobre, ninguem tem nada. Antonio respondeu: más se morrer no dia do adjunto, morre com o buxin cheio danado.

    ResponderExcluir
  15. É...

    Meu amigo e compadre Morais

    Este video, traz a tona lembranças de grandes e felizes momentos que tive com Seu Zé André e Vocês.

    É impossivel descrever o carinho que tenho com ele, mas, como a Micaely, também deixei cair alguns pares de lágrimas e o coração apertou um pouco, principalmente por saber que aqueles eram seus últimos dias. Você judiou comigo cara!

    Só lembro dele com aquele sorriso tão característico, tão amigo, tão confortador. Cheio de saidas magistrais quando estimulado.

    Diria que o senhor Zé André realizou com dignidade a sua tarefa e se saiu muito bem nesta passagem terrena.

    Quem conviveu com ele, como eu convivi, sabe muito bem o valor de uma grande, sólida e imorredoura amizade. O tunel do tempo não apagará da nssa memória tantos momentos de alegria e descontração curtidos ao seu lado.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um vídeo de José André sentado no parapeito do alpendre, seu filho Pedro deitado em uma rede juntamente com sua esposa. Eu solicitando que ele contasse o episódio acontecido entre minha mãe. Oportunidade, onde presenciei e gravei a discrição do fato detalhadamente sem falta uma vírgula. Vou procurar o vídeo e levar para Morais, uma excelente recordação de uma figura impoluta que só fez o bem ao povo de nossa terra.

    ResponderExcluir