Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Jose Raimundo do Sanharol - Por A. Morais

Já falei em varias oportunidades que os padres visitavam Várzea-Alegre procedentes da forania do Icó, e que suas permanências eram de três dias apenas, sendo o primeiro para os batizados, o segundo para os casamentos e o terceiro e ultimo dia para celebração de uma missa. Não havia no mundo que modificasse esse roteiro, esse cerimonial.
Numa das visitas, ao amanhecer do terceiro dia, portanto já havendo passado os dias dos batizados, nasceu uma menina na casa do Sanharol, filha de Jose Raimundo e Totonha. Nasceu antes de tempo e portanto muito fraquinha e o pai receoso que morresse pagã resolveu providenciar o batizado antecipado. Ninguém se atreveu falar com o padre, naquela, época um todo poderoso. Jose Raimundo resolveu falar e se deu o presente dialogo entre os dois:
Jose Raimundo: Padre eu gostaria que o senhor batizasse uma filha minha que está em estado grave de saúde.
O Padre; O dia dos batizados já passou, foi ante-ontem.
Jose Raimundo: Mas senhor Padre, ela está muito fraquinha e eu não gostaria de vê-la morrer pagã.
O Padre - Porque você não trouxe ante-ontem?
Jose Raimundo engrossou a voz e falou a todo pulmão: Porque ela nasceu hoje!
Diante da mudança de tom de voz de Jose Raimundo o padre mudou de opinião e fez o batizado de Bárbara de Morais Rego, a mãe de Antonio de Souza Rego, o grande sanfoneiro do Roçado de Dentro.
Por A.Morais


Um comentário:

  1. Memorias antigas. Passagens de grande significação que devem ser resguardadas com cuidado para não se perderem no tempo. Ouvidas de Tio Chico André.

    ResponderExcluir