Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Profetas da Chuva" fazem previsões


Fonte: O POVO
“Bom Inverno: Profetas anunciam as previsões amanhã

É a partir dos sinais dados pela natureza que eles fazem suas previsões. Todo ano, os chamados profetas da chuva se reúnem e anunciam o que preveem para o inverno. O encontro de 2010 será realizado no amanhã, 9, às margens do açude Cedro, em Quixadá.

A expectativa para este ano é de um bom inverno, adianta um dos coordenadores do Encontro dos Profetas Populares das Chuvas, Helder Cortez. ``Cada um tem sua previsão. Mas os profetas com que eu conversei falaram que o inverno vai ser bom, principalmente para a agricultura``, comenta. Helder estima que 400 pessoas devem assistir ao encontro, que irá reunir cerca de 30 profetas.

Os profetas vêm de diferentes cidades. ``Tem de Quixadá, Itatira, Camocim, Banabuiú, Ocara, Barreira``, lista o coordenador. Dentre eles, nomes já famosos, como o do Chico Leiteiro, Antonio Lima, Chico Mariano e Joaquim Moqueca. Cada um faz sua profecia com base no que observa.

``Eles analisam a Lua, estrelas, pássaros silvestres, cupins, abelhas, árvores, formigas. Cada um tem a sua especialidade. São pesquisadores da natureza``, explica Helder. É prenúncio de bom inverno, por exemplo, quando as formigas jogam toda a comida do formigueiro fora. Enxame de abelha carregado também é sinal de que vem chuva pela frente.

Helder lembra que, mais do que divulgar previsões, o encontro funciona como resgate de uma cultura. Antes de existir a meteorologia, as pessoas se apegavam à natureza para prever como seria o inverno.

Além do encontro dos profetas, haverá outros dois eventos amanhã. À tarde, uma mesa redonda com especialistas irá debater as técnicas populares e científicas de previsão de chuva. Finalizando o evento, às 20 horas, será apresentada uma peça encenada pela Cia do Sol, grupo do Rio de Janeiro. O espetáculo retrata o trabalho dos profetas da chuva”.

3 comentários:

  1. Certa vez alguém chegou para o meu pai e pergfuntou: Antônio leandro, qual sua profecia para o invernio desse ano, você acha que vai ser bom? Meu pai respondeu: lá para o mês de maio eu lhe digo uma coisa;

    ResponderExcluir
  2. Armando.

    Nada é tão importante como a experiencia antiga e vivida. Delas tiramos lições importantes.

    Em Varzea-Alegre, depois de uma semana seguida de chuvas fortes, os tecnicos da Emater diziam que não plantassem que não era inverno, era apenas uma frente fria. Um roceiro disse: Mas que parece com inverno parece!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o maior respeito pelo conhecimento empírico, resultado da observação e conhecimento de várias gerações. Mas esse negócio de adivinhar chuva parece com outra também muito comum. Descobrir o sexo da criança ainda na barriga da mãe. Tanta gente dá palpite que muitos acabam acertando. Mesmo depois que surgiram a ultrassonografia e outros métodos ainda há supresas depois do parto e da adolescência..

    Abraços...

    ResponderExcluir