Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de janeiro de 2010

Raimundo Sabino - Por A.Morais

Raimundo Alves Bezerra, o saudoso Raimundo Sabino marcou o Sanharol como amigo, comerciante e especialmente como o maior botador de apelidos da localidade. Ninguem escapava. Tinha uma originalidade espetacular nas escolhas dos apelidos. Era tambem o Raimundo muito espirituoso.
Conheço algumas historias do Raimundo e hoje escolhi uma ocorrida na decada de 1960. Nossa familia tem uma grande ligação de parentesco com familias dos Inhamuns. Tio Chico André era um dos mais proximos, pois madrinha Doca, viuva de tio Chico André é filha de Jose Bilé de Arneiroz.
Certa feita, passaram tres cavaleiros vindos do Inhamuns na frente da mercearia de Raimundo Sabino. Pouco tempo depois, Pedro de tio Chico André chegou a mercearia procurando queijo para fazer a mistura da refeição a ser servida.
Raimundo Sabino informou que não tinha, e fez a presente recomendação: Diga a sua mãe que faça um arrozinho prata, branco mesmo, sem temperos, que eles vão comer igual a umas patativas!
Por A. Morais

3 comentários:

  1. Duvido que um menino do Sanharol, de passagem pela mercearia do Raimundo Sabino, não tenha recebido um apelido bem original. Por exemplo para quem conheceu os filhos de caboclo: ele os chamava de "Nuvem de nevoeiro e Vicente de tio Luiz André de Amarim". Deu para entender?

    ResponderExcluir
  2. Grande figura, pessoa amável por todos da comunidade do Sanharol. No apelido era o melhor, Antonio Bastos, meu primo foi batizado por Antonio pica-pau, quem conhece sabe o quanto parece. Chico de Minininho Bitu por “derramado”.
    Veja na pessoa de Raimundo Sabino um grande comerciante que merece o nosso respeito, um cidadão de destaque, querido por todos os moradores do Sanharol e o povo em geral de nossa terra.

    ResponderExcluir
  3. João Bitu.

    Pra nós que conhecemos tem originalidade maior do que " Derramado".

    Um Abraço.

    ResponderExcluir