Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Saudações ao Sanharol - João Bitu.

Foto Menininho Bitu e Zé André. Grandes amigos do Sanharol.
Fiz essas sextilhas hoje como comentário da postagem do Armando Rafael parabenizando os autores do blog do Sanharol. Apesar de ter comentado praticamente só Dezembro e começo de Janeiro 2010, aproveito para cumprimentar todos os que contribuíram direto ou indiretamente para o grandioso sucesso do blog. Ai vão as sextilhas:

Admirado por o sucesso
O blog é comunicação
Tem divulgado o Sanharol
Para toda população
Hoje é seu aniversário
Orgulho dessa nação

Ao meu primo Morais
Autores da fundação
Quero abraçar a todos
Por essa bela missão
De divulgar o Sanharol
Com muita precisão

Ao poeta Dr. Sávio
Amigo bom e seresteiro
Tem sempre comentado
Sobre a prima Gloria Pinheiro
Que mora lá em São Paulo
Terra de muito dinheiro

Gostaria de falar de todos
Os amigos companheiros
Que lançaram essa semente
Neste belo e rico canteiro
Alegrando toda galera
Inclusive os forasteiros

A todos os amigos que contribuíram para o sucesso do blog do Sanharol meus sinceros parabéns.

João Bitu.

17 comentários:

  1. Prezado João Bitu.

    Um dia, se alguem no futuro, lhe perguntar porque o nome Sanharol saiba que existe essa versão: Antonia de Morais Rego, segunda esposa de Jose Raimundo do Sanharol, quando engravidou do primeiro filho Gabriel de Morais Rego, desejou dar a luz a criança na casa dos pais, na fazenda Timbauba, municipio do Arneiros. Logo na saida, existia um pé de Umburana e num oco, umas abelhas se assanharam e avansaram no cavalo que conduzia Antonia e ela sofreu uma queda e quebrou um braço. Isso por volta de 1850, quando não haviam nenhum meio de atendemento e o calo osseo se formava amarrando-se panos no braço para imobiliza-lo. Mas Totonha que era Feitosa dos Innhamuns era forte e deu continuidade a viagem e Gabriel nasceu na casa dos avós Gabriel de Morais Rego e Mãe Dona. Daí a origem do nome Sanharol para localidade.

    Já a historia da origem do nome Garrote é mais complicada, mas agente conta outro dia. hahaha

    Um forte Abraço.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  2. Morais, parabéns por essa grande iniciativa. Esse blog, como também o de Flavim de Luis Silvino, me ajudam a superar essa saudade e essa tristeza que é está longe de casa.Cada causo que leio, me faz rir bastante e reviver um pouco a nossa história.. Parabéns também a todos os colaboradores.
    Brigada por dispor do seu tempo para nos alegrar com tanta história dessa nossa gente.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Klebia Fiuza.

    Há uma historia que o seu Padrinho Joaquim Fiuza saía pelas monturos, pelos arredores da casa, sob o pretexto de procurar nin das capotas e, Dona Isabel desconfiada, o seguiu e terminou por descobrir que o seu padrinho achava outros nin.

    Uma boa semana.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  4. O maior presente de aniversário do blog sem sombra de dúvidas foi à lembrança de Morais de colocar essa foto de duas figuras ilustres que além de serem admirados por todos do Sanharol amavam nosso terra. Apesar de ser uma imagem congelada, mas tem um sentido muito forte, Mininninho Bitu e Zé André, homens sérios, exemplos de honestidade, religiosidade, fraternidade e humildade.

    ResponderExcluir
  5. Prezado João Bitu.

    Na verdade a foto é antiga, mas de uma importancia muito grande para nós que sabemos o quanto essas figuras amavam o Sanharol e suas familias.

    ResponderExcluir
  6. João Bitu é um bom companheiro!
    João Bitu é um bom companheiro!
    João Bitu é um bom companheirooo...
    Ninguém pode negar!!!

    ResponderExcluir
  7. Como se vê, nosso amigo João Bitu também é um poeta, gente boa, alegre e bom companheiro que veio para engradencer o Blog do Sanharol.
    Aqui, diante de todos quero saudá-lo por tão belos versos e pedir-lhe encarecidamente que melhore meu status, passando de forasteira à agregada de fato! (risos).
    Um cordial abraço ao João!
    Glória

    ResponderExcluir
  8. Klebia, estou cá desconfiando que você é aparentada do meu primo José Flávio Pinheiro Vieira. José Flávio tem um pé em Várzea Alegre e outro no Crato.
    De qual país você escreve?
    Receba um abraço bemmm brasileiro!
    Glória

    ResponderExcluir
  9. Morais, se não for pedir demais, por favor, anexe no texto O Sanharol e eu, esta mesma foto do Sr. Menininho Bitu e Sr. José André, pois ambos são os pais de dois bons amigos de quem tenho apreço, estima e consideração.
    Um abraço, Morais!

    ResponderExcluir
  10. Glória, quando coloquei a palavra forasteiro foi somente para completar a rima. Você e todos os colaboradores do blog são figuras impolutas e já fazem parte de nossa comunidade Sanharoense. Vejo na sua pessoa uma cidadã cosmopolita, que abraçou o nosso povo Varzealegre com muito respeito.

    O Sanharol te admira
    Por ser muito perfeita
    Convidamos para o carnaval
    Por todos já esta eleita
    Com certa vai alegrar
    A fantasia já está feita

    ResponderExcluir
  11. Maria da Gloria.

    Não é nada dificil,
    O que pedes para mim,
    Vou anexar à sua postagem,
    A foto de Meninin.

    ResponderExcluir
  12. Olá Glória!! Escrevo de Portugal, onde resido há 07 anos. Mas sinto muita saudade e falta de tudo e de todos... Amo essa minha cidade. É capaz de haver um parentesco com o Flávio ... Em Várzea Alegre, somos todos parentes.... A linhagem de papai Raimundo.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkk
    Tio Joaquim era mesmo um caçador de "nin"... kkkkkkk
    Abraços Morais e parabéns mais uma vez.
    Já agora, você que conhece bem melhor do que eu a família varzealegrense, pode responder a Glória??? Agradeço e fico feliz por "conhecer" mais um parente..

    ResponderExcluir
  14. João Bitu, ainda teremos tempo para aprender a versejar com rima, não é? rsrsrs Continue firme aí que vou praticar de cá.
    Morais, obrigada. Vai valer a pena!
    Klebia, muito frio aí? Aqui estamos num escaldante calor.
    Posso imaginar a saudade da terrinha.
    Um cordial abraço aos três!
    Glória

    ResponderExcluir
  15. Grande João Bitú, não sabias dessa sua faceta de "poeteiro"!

    Vá dinovo pedir uma camisa volta ao mundo a Padinnn!!! Hehehehehe!

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo Bitu falar do meu pai é motivo de muito orgulho. Humorista nato veja o quanto essa figura era importante, na sua postagem fizeram quarenta e quatro comentários, faltaram ainda vários que por uma questão de respeito não passavam na censura.

    ResponderExcluir