Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 9 de novembro de 2023

262 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


Tim e Pedro Sousa.

Fomos cumprimentá-lo e ele nos contou diversas estórias, das quais citaremos uma. Certa vez, um compadre seu chega à delegacia de polícia bastante irado, quase em estado de choque querendo falar urgentemente com o delegado da cidade.
Compadre Antônio! Compadre Antônio!
O que foi que houve, homem? Aquiete-se e me conte tudo com calma.
Compadre Antônio Costa, é que hoje está fazendo três dias que um mau elemento, sem consciência, roubou a minha filha e fugiu não sei pra onde. E a coitada só tem quinze anos de idade.
O delegado sem querer interromper e já interrompendo, intervém: - Sim! sim! Continue... É que eu gostaria de saber do senhor, um homem experiente, uma autoridade da cidade, um homem que só fala a verdade, se já deu tempo de ter acontecido alguma coisa de ruim pra menina.

Compadre, falando com toda a sinceridade do mundo, eu não ouso dizer se já aconteceu alguma coisa com a sua filha, mas uma comparação eu posso fazer. No tempo, que eu andava perambulando por esse sertão de meu Deus na minha burrinha Gasolina, nesses altos e baixos da vida “eu comia ela três vezes só na descida da serra.”

Seguimos em frente, dobramos à direita e tomamos a rua Getúlio Vargas. Caminhando por sobre a calçada do "motor da luz", no mercado público, construído por Amilton Correia, fomos abordados por Jubáia, Mané Cachacinha e Carro-boi, alcoolizados e endiabrados com os poucos neurônios que lhos restam. Da conversa que tivemos lembro-me apenas do Mané Cachacinha dizendo: “Várzea Alegre é Natureza”, um chavão que ele repete constantemente quando está alcoolizado, ou seja, sempre.

O “motor da luz”, como é conhecido, é um grande gerador, movido a óleo diesel, e serve para alimentar a cidade de energia elétrica. Ele possui um porte tão grande, que para ser acionado precisa de uma tração bastante forte para pô-lo em funcionamento. 

Normalmente, se faz necessário o desempenho de um jipe ou de um trator para essa tarefa. Ele funciona diariamente até as 10 horas da noite e quando esse horário se aproxima existe um sinal prévio para que a população fique atenta. 

A luz apaga três vezes na última meia hora de funcionamento. É o suficiente para que toda a cidade se prepare para dormir.

Dr. Sávio Pinheiro.


7 comentários:

  1. Dr. Savio.

    O pai da menina deve ter voltado pra casa aflito.

    Jubaia, Carro Boi e Mané Cachacinha, resgatados neste belo texto. Eu me pelava de medo do Jubaia e do carro Boi nas passagens pelo Sanharol. Belo texto, bem escrito, bom historico e bom de se ler.

    Parabens savio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afinal......teve tempo ou nào, do malfazejo, fazer mal a pobrezinha necessitada ??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjjjjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkk

      Excluir
  2. Antonio Alves Costa, este merece um comentario a parte. Espirituoso, honrado, conduta e moral ilibada, orgulhoso do nosso torrão amado.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  3. O poeta acadêmico esqueceu de dizer que o operador daquele motor
    era José Gonzaga Vieira, ( Zé Saldanha). Quando Zé Carvalho queria namorar no escuro da avenida velha, dava um trocado a Zé e pedia para que ele desse um prego no Motor. Quando queria fazer um baile social no antigo Rotary, Dava uma grana para que Zé esntedesse a iluminação até de madrugada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk este tôco, tem nome.......

      Excluir
  4. Zé Sávio, ainda hoje quando me vejo diante de algumas situações que considero "descaso", digo: "e eu com isso Jubaia" kkkkkkkkkkkkkk
    Frase que Jubaia repetia sempre, como quem dizia: tô nem aí.....kkkkkkkkkkk
    Beijos Zé Sávio e a todos que fazem o blog.
    Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk como foi bom, iniciar o meu domingo, com esta magnânima leitura. Não conheco nenhum dos personagens, mas parece que nascemos no mesmo lugar, época e crescemos juntos. Este blog é top.

      Excluir