Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 18 de maio de 2013

Adjunto do Delfonso - Por Antonio Morais

Dedicado ao parente, amigo e camarada Ednaldo Morais.

Em 1982, ano muito bom de inverno, na época da colheita do arroz Delfonso de Vicente Piau botou um adjunto. Já temos falado sobre adjunto, todos já tem idéia do que seja.

Por volta das 10 horas da manhã, Zelim aparece na roça, de sandálias japonesas, calção curto,  camisa com medo de bufa, o primeiro botão  abotoado na segunda casa, dois palmos de bucho do lado de fora, toma chegada do eito, e retirando a quicé do bolso, corta o primeiro cacho e dá inicio a primeira moqueca de arroz.

Raimundo Beca, um dos 50 colhedores presentes no serviço, homem sério, trabalhador, avesso a  brincadeira ou prosa exclama: Zelim, isso é hora de chegar na roça? Se o adjunto fosse meu você  voltava da porteira da roça.

Zelim se empertigou, estufou o peito e respondeu: “E se num forem tudim torcedor do Fluminense eu vou simbora agora mermo”.

Aí é que era ser um apanhador de arroz banqueiro.


5 comentários:

  1. Mas, tudo isso acabou-se,
    Não tem mais arroz doce.
    Nem cantam maneiro Pau,
    Estão cortando pelo tronco
    E, Batendo num girau!

    Candeiro.

    ResponderExcluir
  2. kkk
    Prezado Antonio Morais sempre acompanho o blog e só agora resolvi comentar me chamo Moacir um dos poucos Botafoguenses nascido em Várzea Alegre sou filho de Joaquim Ferreira de Morais vulgo CASCUDO irmão de Delfonso.
    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Moacir.

    Você é meu primo. E, estou muito grato pela visita e pelo comentario. No Blog tem uma postagem contando a historia da viagem de seu Pai e Batista do Pecém para Fortaleza.

    Batista, cuidado pra não ser roubado! No fim, o Cascudo é que foi roubado. Muito boa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que somos primos,sempre conto seus causos pro pai que hoje tem 64 anos e continua aprontando de vez em quando.
    essa semana ele tava na parada esperando o ônibus pra ir jogar o velho biriba na casa de tio Militão quando um policial do ronda do quarteirão perguntou:
    -meu senhor você viu se passou o grande circular?
    e o pai emendou:
    -se tivesse passado eu num tava aqui nesse sol.
    abraço!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkk..com essa coragem e pela pergunta ,pelo que vejo tio idelfonso torce sao paulo,raimundo beca só torcia pra que chovese mais no proximo ano e o resto misturado entre corinthianos e flamenguistas ..acho que esse camarada foi embora ...boaaa essa historia

    ResponderExcluir