Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

270 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


A agenda de Brandão.

Era dia 02 de janeiro quando Raimundo Brandão fazia um retelhamento na casa de Bizim e deixou um saco de estopa na área.  Alberto e Antônio Ulísses, resolvemos olhar o conteúdo do saco e encontramos: Uma carteira de cigarros BB, uma dúzia de castanhas, uma medalha de são Bento, um espelhinho redondo, um anzol, uma rolha de cortiça, um pente flamengo, um cordel de João Grilo, um cordão de rede, uma chinela japonesa com o cabresto quebrado, um pião e um caderno pautado, onde estavam anotados todos os compromissos sociais para o ano de 1.971

No caderno nós encontramos as seguintes anotações:
No dia 06 de janeiro eu vou tirar reis mais Punduru e Araújo lá no São Cormo.
Domingo de carnaval eu vou sair no bloco de Oberto. Mais eu num vou mais cum o vistido de Domicila não, pruque o ano passado os minino do alto laigaro foi vaia im neu.
No dia premêro de abril eu vou contar uma mintira bem grande a Evando de Zé Ginu, qui é prumode eu me vingar dele, qui no ano passado ele fez eu subir a ladeira de Doca de Souza na carrêra dizendo que a guerra ia pegar eu.

Sexta fêra da paixão eu vou robar o Juda de Raimundo Venanço, pruque ele robou o meu o ano passado.
No fim de máio eu vou pru adijunto de Chico Piau, qui é pra incher o bucho de arroz doce.
No São João desse ano eu num vou mais dançar no Riacho Verde não, pruque pode os caba do Monte Alegue queirer açoitar eu de novo.
No dia 31 de agosto eu vou acumpanhar a procissão de São Raimundo é discalço e cum uma peda na cabeça, prumode pagar a premessa qui eu fiz pra ficar bom do cobreiro.
No dia 06 de oitubro eu vou pra currida de jumento da prefeitura. Mas esse ano eu vou correr é no jegue Roxim de Zé Inaço.
No dia 02 de novembro eu vou visitar pai no sumitero.
No mês de dezembro eu vou butar sintido na lapinha de dona Zefa do Sanharó qui é pra Pitõe de Raimundo Gibão num malinar mais.

Mundim do Vale


6 comentários:

  1. hehehe é verdade, só faltou ele marca os compromissos em tocar os casimiro coco com damião

    ResponderExcluir
  2. Raimundim, faltam palavras prá elogiar todo o seu "escrito"... Cada um mais bonito, mais saudoso.... Então, só resta parabenizá-lo maise outra e outra e mais uma vez e rir demais.... kkkkkkkkkkkkkkkk
    Sou sua fã de carteirinha...
    Beijos e Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  3. Raimundinho fico admirado como sua memória grava todos esses fatos ocorridos com personagens que marcaram épocas na nossa querida cidade de Várzea-Alegre.
    Brandão foi realmente uma figura impoluta, que juntamente com Chico Danga valorizavam os seus lados árticos e sempre estavam presentes nos eventos procurando alegrar o ambiente. Parabéns por resgatar essa bela memória.

    ResponderExcluir
  4. Mundin e Morais...
    Muito boa essa história.
    Me fez lembrar os inúmeros shows do de Damião dos Bonecos com seu "Casimiro Coco", sempre acompanhado por Brandão e seu bandolim. Brandão era um rubronegro do povo, daqueles que fazia questão de dizer que torcia pelo "framengo".

    ResponderExcluir
  5. Mundim.

    Muito boa a historia da agenda de Brandão. Parece que voce guardou a caderninho, porque se lembra de tudo direitinho.

    ResponderExcluir
  6. Super organizada a agenda do rapaz. Este tipo de leitura, me agrada até demais.

    ResponderExcluir