Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aprovada a convacação da ministra Dilma Roussef.

A base governista não conseguiu barrar nesta quarta-feira a aprovação de convocação da ministra da Casa Civil , Dilma Rousseff, para falar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sobre os pontos polêmicos do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) - que inclui iniciativas em praticamente todas as áreas de governo.

Apesar de o texto ter passado pela Casa Civil e ter provocado uma crise entre diferentes setores do governo, a pré-candidata do PT não se manifestou sobre o tema até agora. A polêmica sobre o decreto levou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a pedir nesta quarta-feira a exoneração de um general que criticou a criação da Comissão da Verdade , prevista no programa.

Da regulação de hortas comunitárias à revisão da Lei de Anistia, da taxação de grandes fortunas a mudanças nos planos de saúde, passando pela reforma agrária e pelo financiamento público de campanhas, o programa pretende criar 27 leis.
A votação do requerimento da senadora Kátia Abreu (DEM-GO) provocou grande bate-boca na CCJ. Logo que a matéria foi colocada em discussão, o presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO) anunciou que apenas uma pessoa falaria pelo bloco da oposição e pelo governo.

Na ausência do líder do bloco do governo Aloizio Mercadante (PT-SP), falou longamente em seu lugar o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).
Quando Mercadante chegou, já não dava mais tempo de tentar derrubar e a matéria foi aprovada. Na primeira contagem, deu 6 a 7 contra o governo. Mercadante pediu a recontagem, e deu 7 a 7, podendo ter o voto de minerva do presidente Demóstenes. Mas em nova recontagem nominal, finalmente o resultado foi 9 a 7 pela aprovação.
- Vou entrar com recurso ao plenário contra essa aberração que aconteceu aqui hoje! O regimento foi atropelado, resultados mudados. Vamos deixar o plenário da comissão e ficaremos em obstrução em protesto! - Esbravejou Mercadante.
-Isso é opinião de Vossa Excelência! Pode entrar com o recurso - respondeu Demóstenes, encerrando a votação.
Junto com Dilma, foi aprovada a convocação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e do jurista Ives Gandra. Cabe aos três marcar a data do depoimento. Veja alguns pontos por Ivens Gandra Martins.

Fonte - O Globo

14 comentários:

  1. Está embutido entre os 27 despositivos que pretendem transformar em lei a oficialização do aborto. O presidente que assinou sem ler promete rever esta parte. Ainda bem.

    ResponderExcluir
  2. É, Morais, há muito tempo que sinto o cheiro no ar de uma ditadura. O Cara é tão habilidoso e esperto que não quis mexer na constituição para abocanhar sua terceira eleição. Fingiu-se de "morto" para agarrar o poder em 2014.
    Vale lembrar que o maluco do Hitler fez o que fez com a conivência do povo alemão...
    Aonde tem populismo a coisa pode ficar feia.

    ResponderExcluir
  3. Ando muito preocupado com os rumos que essa quadrilha está dando a nosso país. Ivens Gandra está coberto de razão. Esse plano maldito viola claramente nossa Constituição.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, quem defende a democracia, defende a liberdade do povo escolher seu governante, mas quando esse governante não é do agrado de uma parcela, essa parcela chia. Dizer que o Lula é antidemocrático é desconhecer a sua história, pois quando muitos preferiram dar milho aos pombos, ele enfrentava o regime de exceção. Isso, por si só, já seria o suficiente para classificá-lo como um democrata. O democrata conversa, dá oportunidade para que o outro apresente seus argumentos, sabe ouvir, é paciente, é um cidadão, de fato e de direito. Até onde eu sei, todos em nosso pais, tem liberdade de expressão. A oposição já está se manifestando concretamente, o Senador Artur Virgílio apresentou no senado um projeto de lei regulamentando alguns ítens polêmicos, desse decreto. Em todas as eleições em que o Lula participou, pôde-se perceber quem era democrático e quem queria ganhar no grito, mas mesmo assim, em relação ao Fernando Henrique e ao José Serra, não se pode dizer que eles sejam antidemocráticos. É só ver no youtube os debates e comparar. Quanto ao decreto sobre direitos humanos, Eu particularmente abomino qualquer tipo de decreto, tenho trauma, cheira a ditadura, mas como é um instrumento do poder executivo todos os governos usam. Os militares não só usaram, como também abusaram.
    O que um democrata deve combater, são os abusos!

    ResponderExcluir
  5. Amigos.

    Da minha parte nada tenho a perder.
    Não torturei nem fui torturado. Não Tenho propriedade para ser invadida e perder o direito a reintegração da posse. Não sou Jornalista nem escrevo para ser censurado. Não tenho parenta ou amiga prostituida para se benefiar com a nova profissão criada. O meu Deus eu carrego na alma, não preciso ver em simbolos. Não tenho parente aderente precisando abortar um feto. Não Tenho Fortuna para ser taxada ete, etc.
    Agora não compreendo como um presidente da republica assina um decreto com 27 dispositivos, que alteram a constituição, sem ler. A afirmação é do Proprio. Não há argumento que justifique, pelo menos pra mim.

    ResponderExcluir
  6. A. Morais

    Você tem razão Morais, é lamentável que isso aconteça, porém, nã me lembro se foi o Itamar ou o Sarney quem assinou um abaixo assinado vendendo o país. Eles alegam falta de tempo e delegam tudo aos seus assessores. Esse decreto é realmente uma piada. De mau gosto.

    ResponderExcluir
  7. Lula é tão democrata que agora quer eleger uma candidata democrata ao estilo Hugo Chavez. Ainda bem que existe uma parcela chiando, pior seria se essa parcela estivesse calada como a maioria inoperante composta pela massa de manobra hipnotizada pelo bolsa família e pelos companheiros e aliados que são devidamente remunerados pelos cofres públicos!

    ResponderExcluir
  8. No início do blog Sanharol lemos:
    “E para que eu me credencie a defender a minha verdade, começo por manifestar a humildade de saber que existem outras verdades e que elas são tão sustentáveis quanto as minhas e que a única razão pela qual um homem, um democrata passa a ter o direito de defender a sua verdade é exatamente o respeito que ele manifesta pela Alheia”.

    Mário Covas.
    Baseado nessas palavras do Mário covas, quero dizer que não sou amigo do Lula e nem dependo de favore de políticos, apenas apoio como cidadão, ou seja: Sou parte da maioria que o apoia. E acredito que ele também não é amigo de mais de cento e cinquenta milhões que gostam dele. Será que os democratas de hoje teriam coragem de questionar o ato institucional nº 5, o famoso AI-5, criado pelo governo militar Arthur da Costa e Silva?
    O presidente já está revendo o que diz ter assinado sem ler, isso é democracia.

    ResponderExcluir
  9. Nosso presidente é muito ingênuo mesmo... Chega a dar pena tadinho!

    ResponderExcluir
  10. Ingenuidade maior só a de quem acredita quando ele fala: "eu não sabia..." Nesse caso, só mesmo a burrice supera a ingenuidade!

    ResponderExcluir
  11. A. André L. Pinheiro

    Em política o que vale é o aspecto, a versão e não os fatos. O jogo é duro. Às vezes parece com truco e em outras com uma complicada partida de xadrez.É uma arte reservada a poucos.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que lição valiosa essa que acabei de receber. Realmente, sinto que minha vida vai mudar radicalmente. Pelo visto, ainda tenho muito que aprender com os admiradores de nosso presiMente...

    ResponderExcluir
  13. André

    Não meu amigo. Você não vai aprender nada com os admiradores do nosso presidente e como admirador dele não tenho nenhuma intenção de ensinar. O que você pode e deve é respeitar a opinião daqueles que admiram e gostam do presidente. Sei o quanto é dificil ser democrata, não pense que para mim também seja fácil ler argumentos sem nunhum fundamento. Vou sitar Apenas uma falacia muito usada pelos psdbistas, que dizem que quem criou o Plano real foi o FHC do PSDB. Mentira da tucanada boa de bico! O real foi criado no governo do Itamar Franco por um grupo de economistas, inclusive o Ciro Gomes. Olha meu amigo, eu estou pronto para conhecer seus argumentos e se eu discordar será também com argumentos e nunca com ironia. compare os dois governos. oito anos de PSDB, ou FHC, como quiser, com os sete do Lula ou do PT. Êi! Mais uma pra ti:
    O Fernando Henrique tem mais afinidade com o Lula que com você.
    E o lula é amigo do Serra também, ou você acha que o Serra votou no Geraldinho?
    Lula,FHC,Serra e Dilma, são pessoas, mas os partidos são do povo. Prefiro discutir partidos que pessoas.
    Se fui irônico desculpe-me!

    ResponderExcluir
  14. Estou boquiaberto! Recebi mais duas informações incríveis:

    1) Agora sei que o PSDB é um partido de esquerda;

    2) Quem critica o presiMente Mula só pode ser simpatizante dos tucanos!

    ResponderExcluir