Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BAIXA DE PRESSÃO - Por Mundim do Vale

Ninguém pode falar em democracia, sem lembrar da nossa Várzea Alegre. A coisa mais normal na minha terra, é numa campanha política, as famílias ficarem divididas. Pai de um lado e filho do outro, ou esposo de um lado e esposa de outro.
Na campanha do ano 2000, quando eram candidatos a prefeito, Dr. João Siebra contra Dr. João Eufrásio, foi o maior exemplo do que aqui eu escrevo.
Os filhos de Valdeliz ficaram assim: Salim, Valdívia e Leandro votavam no Dr.João Eufrásio. Gustavo, Ubirajara e Elonmarcos filho de Leandro, ficaram com Dr. João Siebra.
A última carreata da coligação que prestava apoio ao Dr. Siebra, foi muito movimentada, muito carros, bastante motos e nenhum problema com acidentes ou defeito de veículos.
No final da carreata Elonmarcos vinha em cima de um mini-trío elétrico, fazendo as propagandas do seu candidato. O carro parou em frente a praça dos motoristas, não sei se por acaso ou de propósito. O fato é que Leandro estava sentado num banco e entendeu como provocação. Daí ele voou daquele banco, subiu até o trío e aberturou o filho. Em poucos segundos subiram mais de vinte pessoas e desceram com Leandro imobilizado..
Por conta daquele arrocho, Leandro que é hipertenso passou mal. Levaram o revoltado para a farmácia de João Pimpim, para tomar um calmante enquanto Gustavo chegava. Quando finalmente Gustavo chegou, ele já estava melhorando. Mas Gustavo foi logo dizendo:
- Bem feito! Eu não sei o que é que tu quer se metendo em política. Tu não sabe que é doente do coração?
Depois dessa Leandro teve uma recaída e foi levado para o hospital onde ficou internado.
No dia seguinte eu conversando com Nicolau Inácio, sobre a campanha, falei:
- Nicolau O Dr. Siebra é abençoado, fazer uma carreata daquele tamanho, com tanto carro, tanta moto, tanto eleitor embriagado e não haver nenhuma baixa.
Nicolau olhou pra mim com uma cara de riso e falou:
- É mais teve a baixa de pressão de Leandro de Valdeliz.
Mundim do Vale.

2 comentários:

  1. Mundim.

    Fugindo um pouco do tema e falando apenas de pressão, Dr. Pedro Satiro passava semanalmente na casa do Sanharol, tirava a pressão de mamãe e batia um papo com papai etc. Um dia enquanto ele tirava a pressão mamae perguntou: Jose voce quer que Pedro tire a sua pressão? Papai respondeu não Tonha, pode ele não saber botar depois! o Dr. Quase morre de rir com a lorota do tio.

    ResponderExcluir
  2. Mundim.

    Minha mãe preparava, antes de dormir, umas gotas de aguardente alemâ e disse Jose dizem que é muito bom para o coração, você quer um pouquinho? Papai respondeu: Não Tonha, pode fazer mal a uma coalhada quen eu vou tomar mais tarde. Papai tomava l litro de coalhada todo dia antes de dormir.

    ResponderExcluir