Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 14 de fevereiro de 2010

EDITORIAL - Por Renata Bitu Siebra.

"Caro jornalista, andei lendo seu comentário no blog e até me distrai um pouco apesar do senhor já começar falando errôneamente quando diz que o CARNAVAL ainda não começou, CARNAVAL para uma escola de samba talvez o senhor não saiba ele nem começa e nem termina, ele permanece o ano todo. Desculpe-me mas ninguem dá MIS (Mocidade Independente do Sanharol) está trabalhando e nem vai deixar de trabalhar porque a ESURD (Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro) já é referência, na verdade o que seria do Verde se todos gostassem do Amarelo? O que seria da humanidade se deixassemos de fazer algo por que alguem diz que o outro é melhor do que nós? "A única escola de samba de alguma coisa..." e daí, não sei se você já ouviu as palavras de Drummond: "toda unaminidade é burra"! Não queremos ser unicos em nada, queremos ser, APENAS SER! Queremos que nossas crianças aprendam dentro da comunidade que é muito mais bonito e interessante aprender a ser e que ao vestir nossas camisas sinta se um orgulho INDEPENDENTE de idade, tempo e tradição.
Seria muito triste se elas acreditassem nisso e que se a MIS existe é porque ela tem tradição, origem e história. Se isso é passado na TV para outras pessoas que assitem hoje e esquecem o que viram amanhã não importa, o que mais importa é nós, daqui da nossa terra do nosso torrão amado vermos ela fazer seu SHOW e trabalharmos para que ela amanhã faça novamente.
Aparecer na TV é muito importante, envaidesse, mas o que fica de verdade é vê a beleza que faremos nesse carnaval, isso envaidesse muito mais, independente de passar em qualquer lugar. Queremos que ela passe aos nossos olhos pois nós trabalhamos para isso, para a nossa satisfação e do povo de Varzea Alegre, em especial a comunidade do Sanharol. Se a MIS vier a sair na TV, como saiu neste sábado de carnaval, que seja como foi, pela beleza de seu carnaval e não pela opinião própria, monopolista e formada de alguem que tem a capacidade até de transformar universitários que nunca pegaram em uma enxada em agricultores.
Sou professora e ensino aos meus alunos mais do que qualquer coisa que o SOL nasce para todos e só não sabe quem não quer!"
RENATA BITU SIEBRA.
PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VÁRZEAALEGRE/CEARÁ.

14 comentários:

  1. Prezada Renata.

    Receba os meus cumprimentos.

    O seu Editorial é completo, repleto de sabedoria e baseado na razão. A concorrencia é saudavel e salutar, engrandece os participantes. Descrinar e alimentar uma rivalidade é uma inutilidade, principalmente em se tratando das comunidades do Sanharol e Roçado Dentro. Somos a mesma familia. Existem casamentos entre tios e sobrinhos, primos carnais, primos legitimos etc. Não convem nem é importante para a EZURD ser sempre a campeã sendo a unica. Pra que um seja o primeiro necessariamente terá que haver um segundo. Parabens a toda familia BITU por representar tão bem a comunidade do Sanharol, berço do Viturino Alves de Meneses, Vitu-Bitu, como nos mostra a historia e sua origem.

    ResponderExcluir
  2. É bom saber que nossa cidade tem um carnaval que aparece, e mostra sua cara. Mas, independente do tema carnaval, certa vez lendo a biografia de José do Patrocínio descobri duas coisas que poucos sabem. Uma é que fora ele quem primeiro proclamou a república quando era presidente da câmara de vereadores do Rio de Janeiro. E outra é que é dele a frase que diz: O brasileiro é um povo que ri quando devia chorar, mas a primeira vez que ouvi foi através de uma música de Milton Nascimento. Li, também nesse blog, que Saint Exupery havia dito a famosa frase de Voltaire: Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizer. A internet é um instrumento importante de pesquisa, mas devemos tomar muito cuidado, por isso ainda confio mais em meus livros. Quanto à frase, "toda unanimidade é burra", quem disse primeiro foi Nelson Rodrigues, que eu saiba, depois você e agora eu. Cristo também disse: "Conheça a ti mesmo", uma frase que tudo indica ter sido Socrates quem disse. Ou foi Platão...

    ResponderExcluir
  3. O importante é que a MIS mesmo diante de tanta dificuldade faz sempre um belo desfile, graças ao amor, a dedicação e a garra de todos os integrantes... Com muita independência... Isso faz da MIS uma campeã...
    Beijos e muita sorte...

    ResponderExcluir
  4. é uma cidade pequena e haver concorrenci, mas o que importa é o seguinte: varzea alegre é a unica cidade pequena do interior cearense que tem duas escola de samba, com desfiles alas e sambas enredos, pois os dois sambas enredos são maravilhosos. E para não esquecer de dizer que tem uma escola de samba mirim, não conhço em outra cidade existir. parabens pois quem ganha com issoé o nosso povo varzeaalegrense

    ResponderExcluir
  5. Lendo o excelente editorial da educadora Renata Bitu Siebra, me veio uma idéia:
    Porque a Renata não faz uma abertura semanal no blog, com e seu editorai?
    Poderia ser uma segunda feira, com um tema específico para toda a semana.
    A garota disse que é educadora, mas tem tudo para o jornalismo também.
    Parabéns Renata.
    Um abraço lá de nós.
    Mundim do vale.

    ResponderExcluir
  6. CORREÇÃO: Ao digitar o texto errei ao dizer que a fraze "toda unanimidade é burra" é de Drummond e não é, é de Nelson Rodrigues!

    Obrigado Morais pela presteza!

    ResponderExcluir
  7. Prezados Amigos.

    Salve a ideia do Mundim. O Blog está aberto. Por enquanto, basta enviar o texto pelo e-mail moraisenair@hotmail.com que faremos a postagem. Depois de estruturado o Blog enviaremos o convite para postagem direta.
    Um forte Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Amigos:

    Ontem fiquei contente. Uma amiga cratense falou-me que o que existe de bom aí no Sul do Ceará é o Carnaval de Várzea Alegre.
    E viva o Carnaval da Terra dos Contrastes. Viva Varzea Alegre e seu povo animado, alegre e divertido!!!
    Parabéns a todos envolvidos com essa maravilhosa festa!!!

    ResponderExcluir
  9. Identificamos uma pessoa educada pela forma como ela recebe as informações. Nosso amigo, e um dos redatores do blog do sanharol, deu demonstração de ser uma pessoa dessa natureza. Fiz um comentário em que dizia que o saudoso José Clementino havia nascido no queixada. Claro que não tenho tanta certeza de tal fato, mas Morais observou:
    Eu sempre imaginei que ele fosse do canindezinho... Em caso de dúvida, certamente Zé Clementino diria: Sou simplesmente Zé.

    ResponderExcluir
  10. zé nasceu no sitio juazeirinho do distrito de canindezinho

    ResponderExcluir
  11. Morais tenho fotos e videos do carnaval de V.A. e da MIS pra vc! Depois mando pra teu e-mail!

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo, se não for incômodo, envia todo esse material da MIS pro meu email também, por favor... Ficaria muito feliz.

    ResponderExcluir
  13. O seu Editorial é completo, repleto de sabedoria e baseado na razão. A concorrencia é saudavel e salutar, engrandece os participantes. Descrinar e alimentar uma rivalidade é uma inutilidade, principalmente em se tratando das comunidades do Sanharol e Roçado Dentro. Somos a mesma familia. Existem casamentos entre tios e sobrinhos, primos carnais, primos legitimos etc. Não convem nem é importante para a EZURD ser sempre a campeã sendo a unica. Pra que um seja o primeiro necessariamente terá que haver um segundo. Parabens a toda familia BITU por representar tão bem a comunidade do Sanharol, berço do Viturino Alves de Meneses, Vitu-Bitu, como nos mostra a historia e sua origem.
    no dia que ezurd for com z,samba tb é com z,kkkkkkkkkk burrro.

    ResponderExcluir