Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ENCANTO QUEBRADO - Por Mundim do Vale

Chagas Rosendo, no dia que estava mais ajuizado escrevia com leite de castanhas, os nomes das moças em seu braço. Vivia em Várzea Alegre pra cima e pra baixo dizendo:
No dia qui eu arrancar uma butija de ouro, eu vou ficar mais rico do que Zé Dimar. Aí eu vou comprar o cavalo preto de Seu Erotide, o motor de Secundo e vou pagar os caba de Raimundo Ogusto, prumode dá uma surra im Ferrim de Bastiana, pruque ele veve dizendo qui eu sou doido.
Zé Mandinga e Valdomiro de Zé de Toim, cada qual mais brincalhão,
Resolveram fazer uma pegadinha com Chagas. Arranjaram uma quartinha de barro, fizeram dela pinico, lacraram a boca com couro e cera e enterraram. Quando foi meia noite, Valdomiro botou dois carretéis de linha na boca para disfarçar a voz e foi até a janela da sala da casa onde Chagas dormia.
Chegando próximo a janela Valdomiro falou bem compassado:
- Chagas Roseeendo!
- O quié?
- Eu sou a alma do de Seu Dudaaal.
- E o quié qui tu quer?
- Eu quero lhe dizer onde foi que eu enterrei minha botija de ouro, que é pra você arrancar pra enricaaaar.
- E adonde foi?
- Tenha calma que eu vou dizer, mas primeiro preste atenção e faça tudo do jeito que eu mandaaaar.
- Ta certo.
- Amanhã depois que o relógio da igreja bater as doze badaladas, você pega um saco e vai sozinho para arrancar. Você vai até o curral de Pedro Beca, que de frente a porteira, tem um pé de peão roxo, cave na raiz dele que você encontra a botija. Depois você bota ela no saco e vem para casa sem deixar que ninguém lhe veja e nem você fala com ninguém que é pra não quebrar o encanto. Chegando em casa acenda uma vela pelo lado de dentro da janela, vá até o centro da sala e diga as seguintes palavras:
“ OBRIGADO MEU IRMÃO
POR ME DÁ ESSE TESOURO,
EU QUERO VÊ ESSE CHÃO
TODO AMARELO DE OURO. “
Em seguida feche os olhos e jogue a botija pra cima, quando ela cair abra os olhos que você vai vê a sua fortuna.
Chagas fez tudo conforme o combinado, só que quando ele voltava pela Vazante, Chico Carrim estava sentado na calçada de Zé Raimundo e Chagas não pode evitar de ser visto. Chico Carrim quando viu Chagas naquela pressa com aquele saco no ombro falou:
- Ei Chagas! Tá se escondendo de que? Tu tá atrás de galinha pra robar é?
- Só se for uma galinha preta chamada Maria Carro.
Quando Chagas chegou em casa fez todo o ritual e o resultado foi exatamente o que vocês estão pensando.
No dia seguinte Chagas chegou no bar de Vicente Cassundé onde Valdomiro e Zé Mandinga tomavam umas cachaças. Zé Mandinga se fazendo que de nada sabia perguntou:
- E aí Chagas. Quando é que tu vai arrancar a botija de ouro pra enricar?
- Ontem mermo eu arranquei uma. Mais Chico Carrim fez eu quebrar o encanto e ouro se virou todo em merda.

Um comentário:

  1. Mundim do Vale.

    Uma boa historia. Há uma versão de um parente nosso que tambem arrancou uma botija. Desta feita com muitas peças de ouro. Guardou em determinado lugar para depois mostrar para uma moça pela qual era apaixonado. Antes de mostrar a moça levou um primo pra ver. O primo depois foi ao local sozinho e quebrou o encanto. Guardou todo ouro e quando o outro chegou com a moça o lugar estava limpo. Dizem que alem da decepção levou uma boa surra da moça. Mas, o outro fez fortuna vendeno as peças em Juazeiro.

    ResponderExcluir