Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Encontrei o Blog do Sanharol - Expedito de Morais Filho.

Prezado Primo Didi, pra voce matar a saudade do Seminario em Crato - Foto Dihelson Mendonça.

E li a história a Vingança (Senhora e Senhor). Ai lembrei-me de um fato acontecido entre dois primos. No ano 1970 sairam de V. Alegre três primos para residir e estudar na cidade do Crato, cito na rua: Cel Luis Teixeira bairro do Semicario.
Identifico como: Velho e Novo. O Velho moralista, prof. de português, de cursinho, fazia 2º ano cientifico na época e o novo cursando 1º série ginasial, adolescente brincalhão. Na casa tinha só um quarto. O Velho gostava de tirar uma soneca, de 18h às 19h, quando acordava, se arrumava para ir ensinar e depois se encontrar com a namorada.
Veio pensamento ao novo, achando que estava fazendo uma grande brincadeira, em fechar a porta do quarto pelo lado de fora e deixar o velho trancado. Só que o novo não esperava o que poderia acontecer.
O novo tinha comprado um par de chinelo de couro curtido para usar nas férias. Os pertences com o chinelo estavam dentro do quarto. O velho acorda e tenta abrir a porta, mas estava fechada. O novo deixa a chave na fechadura, pelo lado de fora, sai para rua. O velho pensa "está legal, eu não saio más seus chinelos vão ficar engraxados de graxa preta".
O terceiro primo chega, irmão do velho, e abre a porta. O Velho sai e deixa um bilhete " seus chinelos estão engraxados". No outro dia está tudo bem, nada de aborrecimento, só motivo de gosação. O tempo passa, mas o que é bom a pessoa não esquece.Velho primo A. Morais, 40 anos dessa brincadeira.
Atenciosamente:
Expedito de Morais Filho.
-
Comentário do Blog.
-
Prezados amigos: o velho nesta historia era eu, Antonio Alves de Morais, o novo era o meu primo Expedito de Morais Filho, o cabinha mais safado, mais malino, mais sem vergonha que vi na vida, um primo que eu quero muito bem.
Ele me trancou no quarto e saiu para rua, levando a chave do quarto, num momento que estava trocando de roupa para ir ao cinema com a namorada. Ele havia comprado umas alpargatas de couro curtido para levar, usar e exibi-las na Várzea-Alegre. Pra azar dele tinha uma lata de graxa preta e eu, de tanta raiva, pintei de preto os chinelos que ficaram iguais a dois urubus.
Veja o meu mau exemplo pois era, como ele diz, o chefe da casa. Tinha eu nesta época 20 anos incompletos e ele entre 12 e 14 anos.
Caro Primo Expedito, foi um grande prazer lhe encontrar no Sanharol virtual. Que tudo de bom lhe aconteça aí pelo Rio de Janeiro. Perdão pelas alpargatas. Prometo outras quando de sua vinda por estas bandas. Agradeça-me por não contar como você fazia para devorar as merendas de Jose Raimundo.
Um Grande Abraço.
A. Morais

Um comentário:

  1. Prazado Didi.

    Eu perdir o filme e a namorada, voce perdeu os chilenos, ficou uma coisa por outra e, a historia como testemunha de uma epoca que apesar das dificuldades marcou as nossas vidas.
    Um abraço Fraterno, Deus lhe abençoe e continui visitando o Sanharol.
    Seu primo

    A. Morais

    ResponderExcluir