Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 9 de setembro de 2012

Rim por ruim foi assim - Por Dr. Jose Savio Pinheiro.

Radiante! Deslumbrado! Triunfante! Era assim que eu me sentia em Várzea Alegre (CE), em meados de 1983, como médico recém-formado e recém-chegado. O salário não passava de três mínimos, mas eu me sentia o máximo.
Cheio de vida e de esperanças via nascer o Sistema Único de Saúde, possivelmente minha única esperança de sobrevivência. Certa manhã, fui abordado por Seu Chiquinho de Louso, meu pai, que me fez um apelo determinado. - Preciso de você! Soube que o Padre Vieira está em estado grave, no CTI da Casa de Saúde São Raimundo, em Fortaleza e pede que não o deixe só, um só momento. Teme pela sua recuperação e implora um médico de sua família, sempre ao seu lado. E eu não posso faltar, nesse momento difícil, a um filho de meu padrinho Vicente Vieira.
Não era um pedido era uma ordem. E para mim, mais que um dever. Era orgulho para qualquer um ficar ao lado do grande escritor, poeta, político e irreverente Padre Vieira. E principalmente naquela situação, em que a minha capacidade intelectual e médica poderia influir positivamente na sua recuperação. Era um quadro assustador. A infecção generalizava-se. O seu estado geral declinava. Os seus rins há muito não funcionavam. A hemodiálise era a sua rotina. O clima era de pessimismo, porém a fé habitava sempre aquele espaço. Eu sentia nas pessoas que o procuravam para fazer-lhe uma visita, apesar de suspensa, que era uma despedida. Assinavam o livro e partiam comovidas. A tarde declinava. O crepúsculo, sempre triste, aparecia. Chegara o grande momento. Fui convocado para ficar, naquela noite, no Centro de Terapia Intensiva, com o padre Vieira. Era um apoio familiar. Um apoio de amizade, de respeito. A noite avançava, e com ela, o sofrimento e a esperança. A vigília era obrigatória. O seu fácies de sofrimento e a sua irritabilidade apenas confirmavam o seu sofrimento e a sua ansiedade. Os segundos poderiam ser contemplados. Durante a madrugada, o paciente e o médico, já não disfarçavam mais o enorme cansaço que lhes eram possuídos. Este, com cansaço físico, recente. Aquele, com enorme cansaço físico e psicológico, duradouros.
O paciente silencioso e com o olhar fixo para o teto, pensava não sei o que. O médico, tentando acomodar a sua coluna sobre uma cadeira de balanço, encostava suavemente os seus pés na borda do leito do enfermo, tentando decifrar o que poderia estar pensando aquele doente inerte. De repente, de forma brusca e inesperada o paciente repreende o seu parceiro de sofrimento. – Não movimente esta cama! Fique firme em seu lugar! Sem conseguir entender o que pensava aquela mente obnubilada não soube conter o meu sentimento: se tivesse raiva ou pena por aquela atitude inesperada. Passados alguns minutos, que mais pareceram horas, finalmente ele voltou à cena.–Chame a enfermeira, depressa! Remova o lençol, pois acho que mijei. Quando a enfermeira de plantão entrou no interior do CTI já encontrou o enfermo elevado no leito fazendo aquele carnaval. Nascia ali o início de sua recuperação e de uma nova esperança.– O Vieira mijara. Algum tempo depois, já superada a euforia do momento, aquela profissional aproximou-se do leito, com toda a sua técnica e a sua acurácia, para remover os panos molhados do paciente, prevenindo assim escaras futuras e outras complicações. Novamente fomos surpreendidos pela irreverência. –Não retire estes panos molhados de mim, pois pretendo dormir mijado! –Mas não pode ser! Tenho que trocar os lençóis e a sua roupa. É para a sua saúde.–Vocês não entendem nada! Passei toda a minha infância, lá na “Lagoa” mijando na rede e nunca aconteceu nada de mais...Por volta das cinco horas da manhã pediu-me para barbeá-lo, elevá-lo no leito e comprar os jornais.–Quando os meus familiares chegarem quero que tenham a certeza de que estou curado.
Dr. Jose Sávio Pinheiro

7 comentários:

  1. Dr. Savio.

    Parabens, parabens e Parabens pelo texto e pelo relato historico.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  2. padre Vieira essa eu já conhecia, mas a sua inreverencia é o que destacava dos demais parabéns zé pelo bonito e saudoso texto de nosso parente e conterraneo maior

    ResponderExcluir
  3. Não sabia do seu parentesco com o ilustre Pe. Vieira, mas só lamento que dos seus livros os quais eu leio quase diariamente, Vêem a advertência do direito autoral, que temos que respeitar, mas de forma veemente subemetendo à lei o s transgressores, isso pelas editoras, que pelo Pe. Vieira todo aquele riquíssimo material seria do conhecimento geral.( na Bibliotteca Pública de V.Alegre, livros de Pe. Vieira ´~ao podem serem emprestados. E os da SEC. d e Educação idem.

    ResponderExcluir
  4. Adoraria diariamente colocar aqui 0s ensinamentos do Pe. Vieira, ( mas leis são feitas para serem rrespeitadas) O padre do Sertão, suas crônicas, muito objetivas e com raízes na terra que ele amava: O Sertão Brabo.

    ResponderExcluir
  5. Fantástido relato, maravilho testemunho. Mesmo no leito de um hospital, bastante eferno, o nosso "Padre do Jumento" não perdeu a inteligência e o humor. E quis o destino que nosso poeta e escritor Zé Sávio testemunhasse esse momento e nos trouxesse nessa maravilhosa crônica...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Dr. Savio, relata a historia de um milagre, milagre do qual esteve presente e foi testemunha.

    Um paciente em estado de deficiencias fisiologicas se recuperar, voltar a ter vida normal e viver por varios anos uma vida normal e ativa. Se existir milagre, temos aí oexemplo de um, bem merecido por sinal.

    ResponderExcluir
  7. Mesmo morando em São Paulo, PE. Vieira era meu guia espiritual. Muitas vezes liguei para sua residência em Fortaleza para ouvir dele, palavras de conforto. Naquela época eu era adolescente e estava apaixonado. A conversa girava, quase sempre, em torno disso. Quando publiquei meu primeiro livro de poesias, "Gotas de Orvalho", fiz questão de convidá-lo para o lançamento. Ele não veio, mas enviou um bilhete parabenizando-me pela publicação do livro. Mandei para ele um exemplar desse livro, imagino que faça parte, ainda, do seu espólio. O bilhete que ele me enviou está bublicado em meu Orkut.

    ResponderExcluir