Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sanharol - Por A. Morais

Mensagem do Blog do Sanharol para professora Renata Bitu Satiro e, em memória de Elisa Gomes, Iracy Bezerra e Dozinha Fiúza.

O professor é o elemento insubstituível na ação de educar, não existe nada que possa substituí-lo. O professor desempenha grande função na formação do educando, principalmente no adolescente que enfrenta uma época de mudanças, de transformações. Cabe ao professor ajudar o aluno, na solução dos seus problemas, não só na aprendizagem, como nas questões pessoais.
O primeiro professor do Brasil foi a Padre Jose de Anchieta que na sua missão de religioso iniciou a catequese aos índios; as primeiras escolas que se tem conhecimento oficial no Brasil foram entregues aos religiosos Padre Manuel da Nóbrega e Jose de Anchieta.
O verdadeiro professor é aquele que faz da sua profissão um sacerdócio, que transmite seus ensinamentos com amor, dedicação e carinho. Aos professores devemos não só a nossa instrução como nossa educação, pois, a escola é a continuação dos ensinamentos morais iniciados no lar. É através do professor que podemos medir o verdadeiro valor do magistério; é no professor que está o verdadeiro sacerdócio, a verdadeira vocação na arte difícil de ensinar. São eles, os professores e professoras, nas condições de heróis anônimos, que preparam o povo para auxiliar no desenvolvimento do nosso pais.
Façamos com que os nossos dias de estudantes, sejam sempre os melhores momentos de nossas vidas e quando chegar o amanha, tenhamos saudades daqueles dias puros e tranqüilos que tantas recordações nos darão. E daí poderemos dizer como Correia Junior:
-
Lembro... E meu pensamento comovido
Nesta idéia risonha se consola:
Os dias que vivi na tua escola,
Nunca hei de esquecer, mestre querido.
Postado por A.Morais

7 comentários:

  1. "O professor é aquele que faz duas idéias crescerem onde antes só crescia uma."

    (Elbert Green Hubbard)

    ResponderExcluir
  2. Senhor Morais; Muito obrigada pelas palavras, me emocionou pois sou um pouco emotiva e ainda mais me encontro nesse estado tão gostoso da gravidez que nos deixa mais senciveis do que somos.
    Eu amo muuuuuuuuuito o que eu faço, muito, minha mãe foi professora durante 35 anos e eu adora ajuda-la nessa deliciosa missão.
    Quando criança eu juntava as outras da rua e brincavamos de escolinha no quartinho no final la de casa.
    Lembro-me das palavras de minha mãe quando dizia:" Ah meu Deus, herdarar de mim a profissão, preocupada pois sabe o quão dificil é lecionar.
    Aos 17 anos sempre substitui um professor quando o mesmo faltava na Escola Antão Leandro Bitu, onde lecionei por 2 anos e tenho muito amor.
    Depois passei a ensinar no São Raimundo e sou orientadora de um Projeto Escola em tempo Integral, na escola Ormecinda Siebra Leite, onde recebemos crianças da comunidade com alguma necessidade de ajuda, nesse projeto eles passam o dia na escola e longe dos problemas que enfrentam na ruas e em casa.
    Sei que pouco interessa as pessoas minha vida como professora, mas pra mim foi muito bom escrever.
    Eu tenho muito ainda a aprender como tal, porém estou disposta a se preciso for passar o resto de minha vida aprendendo.
    Eu ainda acredito que atraves da educação, de projetos socias, de boas vontades e de sonhos poderemos mudar o mundo.
    " O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
    ( Rubem Alves )
    A todos os professores que ensinam com amor, que ensina por acreditar na profissão, deixo aqui meu respeito e grande admiração.
    Abraço e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Morais, brigada de coração pela homenagem a vovó.... Esse trio de educadoras, foi um referencial na vida de muitos alunos. Alunos que são sementes de gente para semear os bons exemplos recebidos.
    Um grande beijo a todos os professores e que vocês exerçam com toda dignidade essa bela profissão.

    ResponderExcluir
  4. Falar de dona Eliza, Iracy Bezerra e Dona Dozinha Fiuza são motivos de muita satisfação por parte de minha pessoa, pois fui aluno nas sérias iniciais de dona Eliza Gomes, sistema de educação tradicional que ao não saber da lição entrava no castigo. Professora de caráter moral e muito eficiente.
    Dona Iracy Bezerra, teve o grande prazer de ser aluno no período de Admissão ao Ginásio e primeira série ginasial. Excelente professora, educadora de renome que além de professora era uma verdadeira mãe de todos os seus alunos. Essa é na verdade uma memória inesquecível na história da educação do nosso Município.
    Dona Dozinha Fiuza, prima de minha mãe, pessoa de uma gama de serviço prestado ao povo de Várzea-Alegre no que se refere ao setor educacional. Quando estudei no Grupo Escolar José Correia Lima a mesma era vice-diretora. Saudades eternas daquela que dedicou sua vida ao trabalho e ao povo Varzealegrenses.
    Minha prima Renata Bitu, fiquei muito emocionado com o seu depoimento com relação à trajetória do seu trabalho em prol da educação. Vejo na sua pessoa uma figura impoluta, competente, cosmopolita, organizada e batalhadora com vista ao desenvolvimento cultural e educacional do nosso Município. Um grande abraço do seu primo que muito estima e admira.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas palavras João,é com grande satisfação que recebo seus elogios. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabens Renatinha, você merece todas as homenagens minha prima!

    Continue sempre assim!

    ResponderExcluir